Publicações
Técnicas e Científicas
Cartilhas
Casa de Farinha e Boas Práticas de Produção com Base na Indicação Geográfica da Farinha Uarini
Autores: Felipe Jacob Pires, Francisco Dárcio Falcão, Jerusa Cariaga Alves, Ademir Vilena Reis, Josenildo Frazão da Silva, OtacÃlio Brito, Jacson Rodrigues da Silva, Fernanda Maria de Freitas Viana
Ano: 2019
A produção de farinha de mandioca representa uma prática cultural valorizada e compartilhada por gerações ao longo de centenas de anos, se consolidando como uma das principais culturas agrÃcolas para a subsistência de populações tradicionais da Amazônia.
A farinha de mandioca da região do médio Solimões possui caracterÃsticas únicas definidas pelo modo de produção, variedades de mandiocas e utensÃlios utilizados no processamento da raiz que atribuem à farinha algumas qualidades especÃficas.
Esta cartilha contém informações que auxiliam os agricultores a alcançarem melhorias em suas casas de farinha, que vão além do processo da IG e da conquista do selo. Contempla as Boas Práticas de Produção definidas pelos próprios produtores e produtoras de farinha de mandioca em colaboração com técnicos envolvidos com a assessoria técnica rural. A estrutura deste modelo reúne tecnologias sociais importantes, como os fornos ecológicos, o sistema de captação de água de chuva, as instalações sanitárias, dentre outras adaptações aos equipamentos. Além de facilitarem o processo produtivo para o agricultor, trazem melhor qualidade para a produção e também refletem diretamente na qualidade de vida das famÃlias agricultoras que estarão trabalhando nestas casas. Este documento também servirá como material de divulgação dos modos tradicionais de produção e da importância cultural e econômica da Farinha Uarini.
Cartilhas
Técnicas e ferramentas participativas para educação ambiental
Autores: Claudia Barbosa, Claudioney Guimarães e Eliane Neves
Ano: 2019
A Educação Ambiental tem se potencializado como estratégica para a efetividade das áreas protegidas. A estratégia é adotada pelo Instituto Mamirauá, ao longo de seus 20 anos de atuação, com moradores e usuários das reservas de desenvolvimento sustentável Amanã e Mamirauá, no Amazonas.
Com base nessa experiência, organizamos este guia com informações sobre como trabalhar com a Educação Ambiental por meio de técnicas e ferramentas participativas.
Cartilhas
Boas práticas para a produção de óleo de andiroba
Autores: Emanuelle Raiol Pinto, Ana Cláudia Lira-Guedes e Claudioney da Silva Guimarães
Ano: 2019
O óleo das sementes de andiroba tem sido utilizado tradicionalmente como remédio e de inúmeras outras formas, apresentando eficácia reconhecida cientificamente, sendo por isso uma espécie de grande potencial de uso não madeireiro.
A cartilha se baseia na experiência dos extratores de óleo de andiroba das reservas de desenvolvimento sustentável Amanã e Mamirauá e se propõe a mostrar passos significativos do processo de extração tradicional do óleo de andiroba, com dicas de boas práticas: desde a identificação das andirobeiras adultas até o envasamento do óleo e sua comercialização.
Cartilhas
Informações básicas para a gestão participativa de associações no dia a dia
Autores: Claudioney Guimarães, Sebastião Dias, Oscarina Martins e Claudia Barbosa
Ano: 2019
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá assessora, aproximadamente, 88 associações nas reservas de desenvolvimento sustentável Amanã e Mamirauá.
Buscando apoiá-las, foi pensada a cartilha, que traz um histórico de criação das primeiras associações nessas unidades de conservação, uma reflexão sobre a necessidade de formalização e cadastro junto à Receita Federal e informações básicas sobre a sua gestão.
Cartilhas
Boas práticas de manipulação do pirarucu
Autores: Reinaldo Marinho da Conceição, Jovane Cavalcante Marinho, Jonas da Silva Batista, Alcimara Cordeiro de Lima, Ana Cláudia Torres Gonçalves, Maria Cecília Gomes, EmÃlia do Socorro Conceição de Lima Nunes e Carina Martins de Moraes
Ano: 2018
Público: manejadores de pirarucu e/ou assessorias técnicas
O pirarucu é sinônimo de economia e alimentação para muitos povos da Amazônia e vem conquistando paladares pelo Brasil e mundo afora. Para chegar ao consumidor com qualidade e segurança, a carne do peixe precisa de cuidados especiais de higiene e de conservação. Por isso, a cartilha "Boas Práticas de Manipulação do Pirarucu" é um guia para quem trabalha com o maior peixe de águas doces do Planeta. A publicação gratuita dá dicas para o trato adequado do pirarucu, da pesca ao pré-beneficiamento do pescado.
Cartilhas
Entre bosques de mangue: o saber e o sabor do povo da maré
Autores: Patrick Passos, Waldemar Vergara Filho e Vinicius Passos
Ano: 2018
Público: manejadores de caranguejo
João do Mangue é morador do município de São João da Ponta, localizada na Reserva Extrativista Marinha de mesmo nome. Pescador experiente de caranguejo, ele compartilha com o público a história da implantação de uma nova forma de embalagem e transporte de caranguejos no Pará. Esse é o tema da cartilha "Entre Bosques de Mangue: o saber e o sabor do povo da Maré".
Cartilhas
Práticas para o ecoturismo de base comunitária em Unidades de Conservação
Autores: Pedro Meloni Nassar, Luciana Vieira Cobra e Fernanda Sá Vieira
Ano: 2017
Público: moradores que atuam com turismo de base comunitária
O material é fundamentado na experiência acumulada em 20 anos de assessoria às comunidades locais para prestação de serviços turÃsticos na Pousada Uacari, localizada na Reserva Mamirauá. A publicação traz um breve relato sobre a Reserva Mamirauá, a definição do turismo de base comunitária (TBC), a experiência da Pousada Uacari, a legislação pertinente, além de outros aspectos fundamentais para implementação de um ecoturismo de base comunitária bem-sucedido.
Cartilhas
Proteção ambiental: um compromisso de todos
Autores: Autores: Claudioney Guimarães, Paulo Roberto e Souza, Hudson Araújo, Munis Torga, Claudia Santos, Eliane Neves e Marluce Mendonça.
Ano: 2017
Público: agentes ambientais voluntários
Voltada para os Agentes Ambientais Voluntários (AAVs), "Proteção ambiental: um compromisso de todos", tem o objetivo de auxiliar na formação desses protetores das Reserva Mamirauá e Amanã. Os AAVs atuam como agentes de informação. Eles colaboram e orientam os demais moradores quanto à proteção do local onde vivem e ajudam na gestão do espaço, contribuindo com a prevenção de problemas e conflitos relacionados ao uso dos recursos naturais.
Cartilhas
Manual de instalação de energia solar fotovoltaica em rádio comunitária com sistema de alto-falante
Autores: Felipe Pires, Josenildo Frazão, OtacÃlio Brito, Ademil Reis e Dávila Corrêa
Ano: 2016
Público: moradores de comunidades ribeirinhas
O manual orienta moradores de comunidades ribeirinhas a instalar um sistema de energia solar fotovoltaica em rádio comunitária com sistema de alto-falante. A publicação orienta sobre o dimensionamento do sistema fotovoltaico para rádio comunitária, a instalação do sistema, além de orientações gerais sobre o uso, a manutenção e a segurança.
Cartilhas
Na comunidade eu aprendo: conservando o nosso ambiente
Autores: Claudioney Guimarães, Cláudia Barbosa, Eliane Neves, Marluce Mendonça, Sandro Regatieri e Auristela Conserva.
Ano: 2016
Público: estudantes do ensino fundamental
Voltada para o público infantil, a cartilha aborda o ecossistema de várzea amazônica por meio de atividades lúdicas como em desenhos para pintar. Os estudantes poderão conhecer e se aproximar do ambiente com outros olhos, com entusiasmo e curiosidade, levando-os a compreender o entorno e motivando-os a manter o ambiente saudável e em equilÃbrio.
Cartilhas
Educação e ambiente: aprendendo com viveiros educativos
Autores: Claudioney Guimarães, Cláudia Barbosa, Eliane Neves, Marluce Mendonça, Sandro Regatieri e Auristela Conserva.
Ano: 2016
Público: professores e/ou educadores ambientais
A publicação traz informações para orientar a construção de um viveiro educativo em comunidades, podendo também ser anexados às escolas.
A produção é resultado da experiência do Instituto Mamirauá com metodologias participativas de Educação Ambiental.
O viveiro educativo é um espaço que propicia a interação entre a escola e a comunidade, permitindo que os professores, os alunos e os demais comunitários possam pensar os recursos naturais em outra perspectiva: a da preservação ecológica e cultural.
Cartilhas
Contagem e Censo Populacional de Pirarucu
Autores: Ruiter Braga da Silva, Ana Cláudia Torres Gonçalves e Jovane Cavalcante Marinho
Ano: 2015
Público: manejadores de pirarucu
A publicação tem o objetivo de orientar coletivos de pescadores interessados em realizar a atividade manejo de pirarucu na região amazônica. A contagem e o censo da população são etapas anteriores à pesca manejada, por isso deve ser bem executada. A cartilha é elaborada com base no estudo do pesquisador Leandro Castello e na experiência de 20 anos de assessoria técnica do Instituto Mamirauá ao manejo de pirarucu.
Cartilhas
Manejo de Abelhas Nativas sem ferrão na Amazônia Central
Autores: Jacson Rodrigues da Silva, Carlos Demeterco, Paulo Araujo, Angela May e Fernanda Viana
Ano: 2015
Público: manejadores de abelhas nativas sem ferrão
A cartilha foi produzida para incentivar o aproveitamento dos ninhos de abelhas nativas sem ferrão por comunidades tradicionais. Além disso, fortalece a prática do manejo, que "se apresenta como mais um elemento de diversificação da produção rural e que contribui para a conservação dos ambientes agrÃcola e natural".
Cartilhas
Olavita e os bichos da água
Autores: Nathália Flores, Augusto Rodrigues, Cássia Camillo, Robinson Botero-Arias e Miriam Marmontel.
Ano: 2013
Público: estudantes do ensino fundamental
A publicação é um convite para uma viagem aos rios, lagos e matas alagadas da Reserva Mamirauá e Amanã. A Olavita é quem conduz a viagem. Ela é moradora de Reserva Mamirauá e sabe muito sobre os bichos da região. Na época, Olavita era assistente de campo do Projeto Aquavert, desenvolvido pelo Instituto Mamirauá até o início de 2014.Cartilhas
Centro de Reabilitação de Peixe-boi Amazônico de Base Comunitária – Centrinho
Autores: Nathália Flores, Augusto Rodrigues, Robinson Botero-Arias, Cássia Camillo, Carolina de Oliveira e Miriam Marmontel.
Ano: 2013
Público: estudantes do ensino fundamental
No interior do estado do Amazonas, o Instituto Mamirauá e moradores locais uniram forças para cuidar de uma espécie sÃmbolo da Amazônia: o peixe-boi. Uma das estratégias foi a criação do Centro de Reabilitação de Peixe-boi Amazônia de Base Comunitária, o "Centrinho", que cuida de filhotes de peixe-boi que ficam presos em redes de pesca e acabam se machucando.
Cartilhas
João e os Jacarés Amazônicos
Autores: Kelly Torralvo, Diogo Franco, Rafaela Pereira, Cássia Camillo, Robinson Botero-Arias e Miriam Marmontel.
Ano: 2013
Público: estudantes do ensino fundamental
Conheça o fascinante mundo dos jacarés amazônicos guiado pelo experiente assistente de campo do Instituto Mamirauá, "João Jacaré", um especialista no assunto. Junto com ele, acompanhe as pesquisas e ações do Instituto Mamirauá para a conservação das espécies de jacaré da região.
Cartilhas
Boas práticas de Turismo de Conservação
Autores: Rafaela Pereira, Cássia Camillo, Robinson Boreto-Arias e Miriam Marmontel
Ano: 2013
Público: turistas visitantes da Pousada Uacari
A publicação apresenta aos turistas da Pousada Uacari os vertebrados aquáticos amazônicos da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. A região possui lindas espécies como o peixe-boi, a ariranha, o boto e o jacaré-açu, que são estudadas pelo Instituto Mamirauá.
Cartilhas
PrincÃpios de Manejo florestal
Autores: Elenice Assis e Eliney Castro
Ano: 2013
Público: manejadores de manejo florestal comunitário
O manejo florestal madeireiro é desenvolvido em seis etapas. A publicação apresenta a segunda etapa: princÃpios do manejo florestal, que consiste nos conceitos básicos do manejo, para que serve um plano de manejo, legislação e suas principais mudanças em relação ao manejo, além da importância do manejo florestal e seus benefícios. O objetivo da publicação é contribuir com a organização social das comunidades rurais visando o manejo de forma sustentável, de forma que esses recursos não se esgotem.
Cartilhas
Conservação Comunitária de Quelônios
Autores: Cássia Camillo, Nathália Flores, Augusto Rodrigues, Robinson Boreto-Arias e Miriam Marmontel
Ano: 2012
Público: moradores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
A cartilha tem o objetivo de auxiliar moradores da Reserva Mamirauá que desenvolvem atividades voluntárias para proteger áreas de reprodução de quelônios. Essa proteção é essencial para a sobrevivência das espécies que habitam essa importante área protegida da região do Médio Solimões, estado do Amazonas.
Cartilhas
Manejo florestal comunitário na Várzea da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
Autores: Elenice Assis, Jorge Viana e José Carlos Campanha Júnior
Ano: 2011
Público: manejadores de manejo florestal comunitário
A cartilha tem o objetivo de informar e tirar dúvidas sobre o funcionamento do manejo florestal na área de várzea da Reserva Mamirauá. A prática de manejo da floresta é uma das formas mais eficientes de ser conservar as florestas, fazendo seu uso de forma sustentável para que estas possam ser utilizadas pelas gerações futuras.
Cartilhas
Plano de Educação Ambiental
Autores: Marina Vieira
Ano: 2011
Público: educadores ambientais e/ou pesquisador de peixe-boi
A partir de atividades lúdicas, em comunidades ribeirinhas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, estabeleceu-se um Plano de Educação Ambiental para guiar as ações do Grupo de Pesquisa em MamÃferos Aquáticos Amazônicos do Instituto Mamirauá. Trata-se de um leque de experiências educativas para participantes, explanando temas relativos à conservação do peixe-boi amazônico.
Cartilhas
Série Peixes da Amazônia, módulo 1
Autores: Elizabeth Gama
Ano: 2010
Público: estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental
A série "Peixes da Amazônia" é resultado de uma metodologia interdisciplinar destinada aos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Aborda o tema peixes da região do Médio Solimões com foco no universo das comunidades ribeirinhas. O tema é explorado com abordagem transversal e multidisciplinar com fundamentos didáticos e científicos.
Cartilhas
Série Peixes da Amazônia, módulo 2
Autores: Elizabeth Gama
Ano: 2010
Público: estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental
A série "Peixes da Amazônia" é resultado de uma metodologia interdisciplinar destinada aos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Aborda o tema peixes da região do Médio Solimões com foco no universo das comunidades ribeirinhas. O tema é explorado com abordagem transversal e multidisciplinar com fundamentos didáticos e científicos.
Cartilhas
Série Peixes da Amazônia, módulo 3
Autores: Elizabeth Gama
Ano: 2010
Público: estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental
A série "Peixes da Amazônia" é resultado de uma metodologia interdisciplinar destinada aos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Aborda o tema peixes da região do Médio Solimões com foco no universo das comunidades ribeirinhas. O tema é explorado com abordagem transversal e multidisciplinar com fundamentos didáticos e científicos.
Cartilhas
Série Peixes da Amazônia, módulo 4
Autores: Elizabeth Gama
Ano: 2010
Público: estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental
A série "Peixes da Amazônia" é resultado de uma metodologia interdisciplinar destinada aos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Aborda o tema peixes da região do Médio Solimões com foco no universo das comunidades ribeirinhas. O tema é explorado com abordagem transversal e multidisciplinar com fundamentos didáticos e científicos.
Cartilhas
Série Peixes da Amazônia, módulo 5
Autores: Elizabeth Gama
Ano: 2010
Público: estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental
A série "Peixes da Amazônia" é resultado de uma metodologia interdisciplinar destinada aos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Aborda o tema peixes da região do Médio Solimões com foco no universo das comunidades ribeirinhas. O tema é explorado com abordagem transversal e multidisciplinar com fundamentos didáticos e científicos.
Cartilhas
Zé, a Ariranha
Autores: Carlos Arévalo, Monica Rieckhof e Angela Valverde
Ano: 2009
Público: estudantes do ensino fundamental
A cartilha conta a história do "Zé", uma ariranha que vive em um lindo igarapé localizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã. É nessa unidade de conservação que o Grupo de Pesquisas em MamÃferos Aquáticos Amazônicos do Instituto Mamirauá desenvolve pesquisas para conservar as ariranhas, caçadas pelos moradores locais que, por sua vez, passaram a preservá-las.
Cartilhas
Como construir fogões e fornos ecológicos
Autores: Ana Claudeise Silva do Nascimento e Edila Moura
Ano: 2008
Público: moradores de comunidades rurais
A cartilha é resultado de um trabalho conjunto de profissionais comprometidos com a busca de inovações tecnológicas a partir do uso de energias limpas, visando contribuir com melhores condições de vida para populações ribeirinhas que vivem na Amazônia. A cartilha apresenta, em detalhes, as etapas para construção de fornos e fogões ecológicos que diminuem a quantidade de fumaça durante o preparo dos alimentos e da produção de farinha.
Financiadores
Institucional
- O Instituto Mamirauá
- Equipe
- Parceiros
- Áreas de atuação
- Conheça Tefé
- Núcleo de Inovação
- Vagas
- Documentos e Downloads
- Seleção de Fornecedores
Pesquisa
- Grupos de Pesquisa
- Iniciação Científica
- Ética em Pesquisa
- Ética no Uso de Animais
- Propostas de Pesquisas
- Biblioteca Henry Walter Bates
- Acervos e Coleções
- SNCT
- SIMCON
Manejo e Desenvolvimento
- Gestão Comunitária
- Manejo de Agroecossistemas
- Manejo de Pesca
- Manejo Florestal Comunitário
- Qualidade de Vida
- Turismo de Base Comunitária
- Centro Vocacional Tecnológico