Pesquisa

Biblioteca Henry Walter Bates

A Biblioteca Henry Walter Bates (HWB) está localizada em Tefé, no estado do Amazonas. É a única biblioteca com conteúdo científico em um raio de mais de 500 quilômetros, com acesso livre ao público em geral. O município de Tefé conta atualmente com mais de 61 mil habitantes e, como muitas cidades do interior do Brasil, é carente de bibliotecas e instituições educacionais, daí a importância da Biblioteca HWB, não somente para os pesquisadores institucionais como também para as populações locais da região. 

Especializada em estudos da Amazônia, a biblioteca do Instituto Mamirauá conta atualmente com mais de 23 mil títulos catalogados em sua Base de Dados (Sistema Pergamum). O grande montante de seu acervo aborda sobre conservação e uso sustentável dos recursos naturais, além de estudos de populações ribeirinhas. Possui toda a produção documental científica dos pesquisadores do IDSM. Conta com mais de 300 títulos de periódicos, entre cientí­ficos e informativos. Tem também 3 coleções internas que correspondem a doações de livros dos seguintes pesquisadores (Coleção José Márcio Ayres; Coleção Deborah de Magalhães Lima; e Coleção Michael Goulding).

Júnia Chaves

Obras Raras

A Biblioteca Henry Walter Bates também conta com uma Coleção de Obras Raras, onde podemos encontrar alguns livros do século XIX e início do século XX. Destaque para a 1ª edição do livro de Alfred Wallace "narrative of travels on the Amazon and Rio Negro", datado de 1853; e também do livro de Henry Walter Bates "The naturalist on the river Amazons", de 1863. Por tudo isso, a Biblioteca HWB torna-se um espaço de grande importância para os estudantes da cidade, pois além do seu acervo bibliográfico dispõe de computadores com acesso à internet para fins de pesquisas e espaços para leitura e estudos, contribuindo assim para a inclusão social da comunidade local. 

Horário de Funcionamento

Segundas às quintas, das 8h às 12h e das 13h às 18h.
Sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Nosso Acervo

 

Financiadores

Receba as novidade em seu e-mail: