Programa
Qualidade de Vida
O propósito Programa de Qualidade de Vida é contribuir com a melhoria das condições de vida de moradores de áreas rurais da Amazônia, tendo como público-alvo os próprios moradores e as instituições públicas ou privadas que atuam neste tema.
Desde o início das atividades, nos anos 1990, a estratégia de atuação do programa foi sendo atualizada de acordo com o cumprimento dos objetivos principais e o contexto. As ações são realizadas principalmente nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã e se expandem para outros locais da Amazônia por meio de projetos, parcerias e do treinamento de multiplicadores. Uma das estratégias de atuação é a experimentação, que tem início no planejamento de uma intervenção, na sua implantação e no acompanhamento e avaliação durante este processo.
Fale com o programa!
Objetivos
- Implementação de projetos visando a qualidade de vida em áreas protegidas, principalmente em regiões alagáveis;
- Sensibilização de moradores, lideranças, instituições públicas e privadas e a população em geral sobre temas como saneamento, energia, saúde e educação em áreas rurais e suas correlações com o manejo sustentável e participativo da biodiversidade.
- Contribuir com o desenvolvimento e reaplicação de tecnologias sociais voltadas para melhoria de estruturas domiciliares e comunitárias, visando melhoria de conforto, bem-estar, boas práticas, higiene e geração de renda no desenvolvimento de atividades produtivas sustentáveis.
- Promover capacitações de moradores, lideranças e membros de instituições em temas de interesse do Programa;
- Fortalecer parcerias com instituições governamentais e não governamentais para elaboração de políticas públicas para localidades rurais e áreas protegidas.
Linhas de Atuação
Saúde Comunitária
O foco atual do trabalho é o desenvolvimento de ações de sensibilização e de treinamento de famÃlias, lÃderes comunitários, parteiras e profissionais de saúde, educação e assistência social, atingindo público das RDS Mamirauá e Amanã, nos municípios do Médio rio Solimões (Tefé, Alvarães, Uarini, Fonte Boa e Maraã). Alguns dos temas abordados são: políticas públicas participação e controle social; educação para saúde através de palestras e oficinas sobre acesso à água, destino de dejetos e lixo; aproveitamento de alimentos; segurança alimentar; tratamento e armazenamento de água; doenças de veiculação hÃdrica; higiene pessoal, dos alimentos, do lar e meio ambiente; valorização, integração e capacitação de parteiras tradicionais; atenção integral à saúde da mulher, adolescentes e jovens.
Tecnologias Sociais
Algumas das tecnologias desenvolvidas, reaplicadas e disseminadas são: abastecimento de água com energia solar; fogões e fornos ecológicos; sanitários para áreas alagáveis; sistemas fotovoltaicos domiciliares de baixo custo; estruturas para beneficiamento de pescado e jacarés; casas de beneficiamento de polpas de frutas; casas de produção de farinha; gestão comunitária de tecnologias; produção de gelo com energia solar; e tecnologia para extração de óleos vegetais de extrativismo.
Resultados
As ações do Programa Qualidade de Vida já beneficiaram diretamente 6.600 pessoas e indiretamente quase 26000 pessoas. Cerca de 3.000 pessoas participaram de oficinas e treinamentos, que objetivam a construção de capacidades locais para construção, uso e gestão de tecnologias, bem como a multiplicação de ações para outras áreas e públicos. O Programa executa ações em parceria e também com apoio financeiro de instituições governamentais e não-governamentais
- Em 2012, o Programa Qualidade de Vida venceu o Prêmio FINEP de Inovação, na categoria tecnologia social, com o projeto Sistema de Abastecimento de Água.
- Em 2014, foi finalista do Desafio de Impacto Social Google Brasil com o projeto "Gelo Solar", tendo sido premiado com recursos da ordem de 500 mil reais para implementação da proposta.
- Em 2018, foi finalista do Prêmio ODS Brasil (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) do Governo Federal e recebeu uma Menção Honrosa pelo trabalho na temática de água, saneamento e higiene, contribuindo para o ODS 6.
Parcerias
O Programa de Qualidade de Vida tem parcerias com a ONG IDEAAS, Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo (USP) e Grupo de Estudos em Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (GEDAE) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O Programa tem contato com diversos outros parceiros e financiadores ao longo dos anos.
Publicações
Cartilhas
Manual de instalação de energia solar fotovoltaica em rádio comunitária com sistema de alto-falante
Ano: 2016
Público: moradores de comunidades ribeirinhas
O manual orienta moradores de comunidades ribeirinhas a instalar um sistema de energia solar fotovoltaica em rádio comunitária com sistema de alto-falante. A publicação orienta sobre o dimensionamento do sistema fotovoltaico para rádio comunitária, a instalação do sistema, além de orientações gerais sobre o uso, a manutenção e a segurança.
Cartilhas
Como construir fogões e fornos ecológicos
Ano: 2008
Público: moradores de comunidades rurais
A cartilha é resultado de um trabalho conjunto de profissionais comprometidos com a busca de inovações tecnológicas a partir do uso de energias limpas, visando contribuir com melhores condições de vida para populações ribeirinhas que vivem na Amazônia. A cartilha apresenta, em detalhes, as etapas para construção de fornos e fogões ecológicos que diminuem a quantidade de fumaça durante o preparo dos alimentos e da produção de farinha.
Repercussão
Financiadores
Institucional
- O Instituto Mamirauá
- Equipe
- Parceiros
- Áreas de atuação
- Conheça Tefé
- Núcleo de Inovação
- Vagas
- Documentos e Downloads
- Seleção de Fornecedores
Pesquisa
- Grupos de Pesquisa
- Iniciação Científica
- Ética em Pesquisa
- Ética no Uso de Animais
- Propostas de Pesquisas
- Biblioteca Henry Walter Bates
- Acervos e Coleções
- SNCT
- SIMCON
Manejo e Desenvolvimento
- Gestão Comunitária
- Manejo de Agroecossistemas
- Manejo de Pesca
- Manejo Florestal Comunitário
- Qualidade de Vida
- Turismo de Base Comunitária
- Centro Vocacional Tecnológico