Monitoramento

Sistemas de Monitoramento

O Sistema de Monitoramento Integrado do Instituto Mamirauá é um processo contínuo e sistemático de coleta de dados. Abrange variáveis ambientais, sociais, econômicas e institucionais, visando identificar e avaliar, qualitativa e quantitativamente, as condições ambientais e sociais, bem como suas tendências ao longo do tempo.

Este Sistema de Monitoramento tem por objetivo permitir a todos os envolvidos na implementação das Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã e determinar se sua função primária, a proteção da biodiversidade das várzeas do médio Solimões, está sendo realmente alcançada.

O sistema também possibilita avaliar em que medida as normas de manejo de uso sustentado e zoneamento estão sendo cumpridas pelos atores sociais envolvidos e se estas estão sendo eficazes na proteção dos recursos naturais locais. Pode também demonstrar a evolução da qualidade de vida das populações usuárias da Reserva, moradoras ou não. Finalmente, o monitoramento permite avaliar a evolução das atividades gerenciais e fins, sendo útil para os membros de Mamirauá e para as organizações coparticipes (como o MCTI - CNPq) e doadoras.

Atualmente, o sistema é formado por doze conjuntos de monitoramento:

Monitoramentos do Ambiente Físico


Monitoramento da Biodiversidade

Monitoramento da biodiversidade aquática

Monitoramento da biodiversidade terrestre


Monitoramentos Sociais

Monitoramento de saúde e nutrição
Monitoramento demográfico
Monitoramento socioeconômico
Monitoramento do mercado local 


Monitoramentos do Uso dos Recursos Naturais

Monitoramento florestal
Monitoramento do uso da fauna
Monitoramento do pescado
Monitoramento das ações de fiscalização, controle e invasões


Publicações

  • Cartilhas

    Área de Relevante Interesse Ecológico Javari-Buriti: perfil social, ambiental e biológico

    Ano: 2023

    A publicação "Área de Relevante Interesse Ecológico Javari-Buriti: perfil social, ambiental e biológico" é uma síntese dos resultados do “Projeto Javari-Buriti”, o qual teve objetivo produzir os subsídios necessários para a construção do plano de manejo desta Unidade de Conservação ARIE Javari-Buriti. O projeto foi uma parceria inédita entre a Coca-Cola Brasil, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. Esta parceria possibilitou a realização dos primeiros levantamentos da biodiversidade e dos atores sociais envolvidos direta ou indiretamente com a ARIE Javari-Buriti, além da criação de seu Conselho Gestor e a sinalização da Unidade de Conservação.


     

Repercussão

Financiadores

Receba as novidade em seu e-mail: