O Instituto Mamirauá e instituições parceiras promoveram a segunda edição do Prêmio Jovem Conservacionista em Tefé, com o tema onça-pintada.
Prêmio Nacional da Biodiversidade, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente, com a iniciativa "Conservação do Peixe-boi Amazônico".
Prêmio IGUi Ambiental, com a iniciativa "Tartarugas aquáticas amazônicas: a vida adaptada ao ciclo anual de cheias e secas dos rios".
Finalista do Energy Globe Award com a iniciativa "Gestão Compartilhada dos Recursos Pesqueiros".
Finalista do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2015, com a iniciativa "Gestão Compartilhada dos Recursos Pesqueiros".
Prêmio Fapeam de Jornalismo CientÃfico 2015, com a reportagem "Elas na Pesca".
Finalista do Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico 2015, com a reportagem "Tecnologias para estimular felicidade".
Finalista do Prêmio Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente 2015, com o projeto "Aeróstato Remoto de Telecomunicação e Sensoriamento para Inclusão Digital".
Finalista do "World Responsible Tourism Awards", com a iniciativa "Pousada Uacari".
Prêmio TOP de sustentabilidade 2015, concedido pela Associação Brasileira de Operadores de Turismo, com a iniciativa "Pousada Uacari".
Vencedor do prêmio "Green Talent", promovido anualmente pelo Ministério do Meio Ambiente da Alemanha, pela técnica do Instituto Mamirauá, Paula Araujo.
Finalista do Prêmio Milton Cordeiro de Jornalismo com a reportagem 'Mãe perto, ninho protegido'.
Reconhecimento a trabalhos apresentados durante o 16º Congresso Brasileiro de Primatologia, realizado de 9 a 13 de novembro, em Manaus, sendo: Prêmio Liza Veiga para Priscila Maria Pereira e 3º lugar - Menção Honrosa para Fernanda Paim.