Monitoramento

Sistemas de Rastreamento

O Sistema de Rastreamento do Instituto Mamirauá pode ser utilizado tanto pelos demais elos da cadeia produtiva e custodial (produtores, transportadores, intermediários, exportadores, importadores, vendedores e consumidores) quanto pelas próprias autoridades ambientais, de fiscalização e de controle, interessadas em acompanhar as transações comerciais de produtos naturais da Amazônia. É também um sistema que certifica a origem dos produtos, bem como as condições ambientais nas quais eles foram produzidos e vendidos ao próximo elo da cadeia produtiva e custodial.

O usuário deste sistema precisa tão somente entrar na página específica do sistema on-line, e fornecer o número-código do lote ou do lacre que identifica o produto (um conjunto de indivíduos compondo um LOTE, ou um único indivíduo, definido por um LACRE). Ele irá visualizar o ponto em que aquele lote ou indivíduo foi produzido. E será possível também visualizar as informações relevantes sobre a produção, tais como data da produção, os produtores, a data da venda, o comprador e a cidade de destino dos produtos, dentre outras.

Esperamos que, num futuro próximo, os demais elos da cadeia produtiva se mostrem interessados a declarar abertamente a origem e o destino dos produtos sustentáveis da biodiversidade que se encontram sob seus cuidados e suas responsabilidades. Estamos certos de que o nível de transparência é um bom indicador da sustentabilidade de um negócio que lida com produtos naturais. E que este é um dos instrumentos mais fortes na conservação daquela porção da biodiversidade amazônica que é intensamente utilizada.

Publicações

  • Cartilhas

    Área de Relevante Interesse Ecológico Javari-Buriti: perfil social, ambiental e biológico

    Ano: 2023

    A publicação "Área de Relevante Interesse Ecológico Javari-Buriti: perfil social, ambiental e biológico" é uma síntese dos resultados do “Projeto Javari-Buriti”, o qual teve objetivo produzir os subsídios necessários para a construção do plano de manejo desta Unidade de Conservação ARIE Javari-Buriti. O projeto foi uma parceria inédita entre a Coca-Cola Brasil, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. Esta parceria possibilitou a realização dos primeiros levantamentos da biodiversidade e dos atores sociais envolvidos direta ou indiretamente com a ARIE Javari-Buriti, além da criação de seu Conselho Gestor e a sinalização da Unidade de Conservação.


     

Repercussão

Financiadores

Receba as novidade em seu e-mail: