BioREC

Linha 2 - Educação Ambiental

O Projeto destaca a relevância das ações voltadas para o envolvimento, informação e sensibilização do público-alvo no processo, para o êxito a médio e longo prazo, das iniciativas de redução de emissões por desmatamento e degradação.

Por meio de ações de educação formal e informal espera-se contribuir com a redução de emissões, pois ao investir na compreensão das comunidades, e para além delas, incluindo o público que venha a ter contato com o projeto, de conceitos de manejo dos recursos naturais, aumentaremos a efetividade da adoção e implementação de práticas de manejo participativo e sustentável. As ações acontecerão numa parceria entre manejadores, comunitários, agentes ambientais voluntários, estudantes e professores das comunidades beneficiadas pelo programa com a proposta de sensibilizar as futuras gerações de extrativistas, facilitando a compreensão e a contextualização da educação no âmbito comunitário dentro de uma unidade de conservação, com práticas sustentáveis e ambientalmente eficazes.

Eliane Neves

Ações

  • Implementação de viveiros para produção de mudas com efeito educativo trabalhando com espécies madeireiras, frutíferas e medicinais como forma de envolvimento da comunidade e escola no processo de valorização da diversidade florestal amazônica. Os viveiros educativos, chamados de "Cantinhos da Ciência", têm como objetivo principal ser meio integrador da comunidade nas questões de conservação e manejo dos recursos naturais, bem como de valorização cultural das populações ribeirinhas. Além dos viveiros implementados serão estimulados que outros espaços das comunidades possam ser utilizados como viveiros educativos;
  • Disseminação de experiências de manejo para outras comunidades e sedes municipais no entorno das reservas;
  • Disseminação de práticas de manejo para crianças e jovens das reservas e sedes municipais;
  • Disseminar normas do plano de gestão e da legislação ambiental com os manejadores de recursos das reservas;
  • Produção de material didático impresso e virtual para os diferentes públicos (agricultores, pecuaristas, artesãos, madeireiros e agentes ambientais voluntários, educação formal).

Linhas de atuação

As linhas de atuação do projeto BioREC são formadas por um grupo de atividades que irão contribuir de forma direta ou indireta para a redução das emissões por desmatamento e degradação geradas por atividades agropecuárias e extração não manejada de madeira dentro das Reservas Mamirauá e Amanã. 

Parceiros

Departamento de Mudanças Climáticas e Unidades de Conservação (DEMUC)

Secretaria Municipal de Educação de Maraã

Secretaria Municipal de Educação de Uarini

Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Uarini

Financiadores

Receba as novidade em seu e-mail: