Grupo de Pesquisa

Grupo de Pesquisa em Geociências e Dinâmicas Ambientais na Amazônia

Grupo de pesquisa interdisciplinar que tem como foco a utilização de métodos e tecnologias geoespaciais para a geração de conhecimento sobre a dimensão espacial do sistema socioambiental amazônico. As principais questões científicas estão relacionadas à espacialidade das estruturas e processos ecológicos e do ambiente físico, à espacialidade das estruturas e dos processos sociais no território e suas inter-relações. O objetivo do grupo é abordar de forma mais eficaz os atuais desafios regionais, fornecendo conhecimento científico espacialmente explícito que dê suporte à conservação e ao uso sustentável dos recursos naturais. 

Amanda Lelis

Sistemas de Informação Geográfica (SIG)

É um sistema integrado de hardware, software, informação espacial, procedimentos computacionais e recursos humanos que permite e facilita a análise, gestão ou representação do espaço e dos fenômenos que nele ocorrem. O Instituto Mamirauá utiliza o Sistema de Informação Geográfica (SIG) em pesquisas sobre biodiversidade e conservação. É o caso de análises relacionadas à Ecologia do Movimento, que busca identificar aspectos relacionados ao movimento da fauna no ambiente. Como aspectos reprodutivos do animal estão relacionados com o movimento dele? Como aspectos do ambiente interferem no movimento dele ou não? Esse tipo de análise pode ajudar a responder perguntas com foco na conservação de espécies. Outras aplicações do SIG se referem a entender como os padrões espaço-temporais de inundação influenciam a biogeoquímica e a estrutura florestal.


Veja algumas imagens geradas pelo grupo:

Fitofisionomia da RDS Mamirauá:


Topografia da RDS Amanã:


Publicações

  • Cartilhas

    Almanaque Tem Cientista Aqui! Volume 2

    Ano: 2023

    São muitas Amazônias. Dos rios e das florestas, das populações ribeirinhas, dos bichos diversos, das grandes áreas urbanas. Cientistas e suas curiosidades estão presentes nos vários cantos da Amazônia, e buscam, com o uso da ciência, entender os mistérios e as belezas da região. No segundo volume do Almanaque Tem Cientista Aqui!, apresentamos algumas destas histórias. São quatro histórias em quadrinhos que mostram como cientistas estudam os louva-a-deus, as aves, a água que bebemos e as cidades amazônicas, trazendo respostas para questões importantes sobre nossa região.

    Este material é acessível em audiodescrição. Saiba mais

     

  • Cartilhas

    Área de Relevante Interesse Ecológico Javari-Buriti: perfil social, ambiental e biológico

    Ano: 2023

    A publicação "Área de Relevante Interesse Ecológico Javari-Buriti: perfil social, ambiental e biológico" é uma síntese dos resultados do “Projeto Javari-Buriti”, o qual teve objetivo produzir os subsídios necessários para a construção do plano de manejo desta Unidade de Conservação ARIE Javari-Buriti. O projeto foi uma parceria inédita entre a Coca-Cola Brasil, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. Esta parceria possibilitou a realização dos primeiros levantamentos da biodiversidade e dos atores sociais envolvidos direta ou indiretamente com a ARIE Javari-Buriti, além da criação de seu Conselho Gestor e a sinalização da Unidade de Conservação.


     

  • Cartilhas

    Almanaque Tem Cientista Aqui! Volume 1

    Ano: 2022

    O Almanaque Tem Cientista Aqui! tem como objetivo despertar a curiosidade de jovens estudantes para a área da pesquisa, popularizando a ciência e a construção do conhecimento científico. As seis histórias em quadrinhos inéditas que vocês encontrarão nesta revista são frutos de pesquisas de cientistas colaboradores da Rede Conexões Amazônicas e abordam as práticas científicas de diversas áreas do conhecimento. Vocês encontrarão histórias sobre arqueologia, botos e tucuxis, mudanças climáticas, comunidades ribeirinhas, onçaspintadas e rios amazônicos. Ciência e cientistas estão em todos os lugares, e o futuro da pesquisa da Amazônia está no conhecimento e na curiosidade das futuras gerações.

    Este material é acessível em audiodescrição. Saiba mais

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Áreas protegidas e justiça socioambiental no alto rio Juruá - AC

    Ano: 2020

    ARGENTIM, Tarik; FRANCO, Caetano Lucas Borges; PILNIK, Málika Simis. Áreas protegidas e justiça socioambiental no alto rio Juruá - AC. Cadernos de Agroecologia, v.15, n.2, p.1-6, 2020.

     

  • Capí­tulos de Livros

    Território da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã

    Ano: 2019

    FRANCO, Caetano L. B. Território da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã. In: NASCIMENTO, Ana Claudeíse Silva do et al (Org.). Sociobiodiversidade da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã (1998-2018): 20 anos de pesquisas. Tefé: IDSM, 2019. p.16-17.

     

  • Capí­tulos de Livros

    História geológica e conformação superficial das paisagens

    Ano: 2019

    FERREIRA-FERREIRA, Jefferson; FRANCO, Caetano. História geológica e conformação superficial das paisagens. In: NASCIMENTO, Ana Claudeíse Silva do et al (Org.). Sociobiodiversidade da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã (1998-2018): 20 anos de pesquisas. Tefé: IDSM, 2019. p.22-34.

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Massive tree mortality from flood pulse disturbances in Amazonian floodplain forests: the collateral effects of hydropower production

    Ano: 2019

    RESENDE, Angélica Faria de et al. Massive tree mortality from flood pulse disturbances in Amazonian floodplain forests: the collateral effects of hydropower production. Science of the Total Environment, v.659, p.587-598, 2019.

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Combining ALOS/PALSAR derived vegetation structure and inundation patterns to characterize major vegetation types in the Mamirauá Sustainable Development Reserve, Central Amazon floodplain, Brazil

    Ano: 2014

    FERREIRA-FERREIRA, Jefferson et al. Combining ALOS/PALSAR derived vegetation structure and inundation patterns to characterize major vegetation types in the Mamirauá Sustainable Development Reserve, Central Amazon floodplain, Brazil. Wetlands Ecology and Management, v.22, p. 1-19, 2014. ISSN (Online) 1572-9834; ISSN (Print) 0923-4861. DOI 10.1007/s11273-014-9359

     

  • Artigos Científicos em Periódicos

    Composição de uma Base Cartográfica Digital Aliada à Gestão Participativa da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá - Amazonas

    Ano: 2010

    DIAS, Josimara Martins; PEREIRA, Newton Müller; SILVA, Adalene Moreira. Composição de uma Base Cartográfica Digital Aliada à Gestão Participativa da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá - Amazonas. Revista Brasileira de Cartografia, v. 62, n. 1, p. 55-65, 2010. 

     

Repercussão

Financiadores

Receba as novidade em seu e-mail: