Tecnologia social do Instituto Mamirauá é reconhecida pela Fundação Banco do Brasil
Publicado em: 16 de fevereiro de 2012
O Sistema de bombeamento e abastecimento de água com energia solar, implantado em comunidades ribeirinhas pelo Programa Qualidade de Vida do Instituto Mamirauá, foi incluÃdo no Banco de Tecnologias Sociais da Fundação Banco do Brasil. O Instituto recebeu na última semana um certificado que foi comemorado pela coordenadora do programa, Dávila Correa: "esse certificado representa um ganho para a população da Região Amazônica, pois o Banco de Tecnologias Sociais possibilita a disseminação de um Sistema de abastecimento de água com o uso de energia solar, que foi avaliado e adequado à realidade do ambiente de várzea".
O sistema de energia solar é composto de um módulo solar (placas desenvolvidas para converter diretamente a energia da luz do sol em energia elétrica, sob a forma de corrente contÃnua (CC), similar às das baterias automotivas) e de uma bomba solar, que utiliza a energia elétrica em CC para movimentar a água durante o dia até um reservatório. A partir reservatório, a água é distribuÃda para todas as casas.
Este projeto foi experimentado na Reserva Mamirauá, em uma parceria da Sociedade Civil Mamirauá e Consório Energias Limpas Ider/Usaid. O sistema de abastecimento de água por meio de energia solar beneficia 415 moradores de seis comunidades onde o sistema está funcionando.
Decorrida a fase de instalação dos sistemas de bombeamento de água, as comunidades foram acompanhadas por técnicos do Instituto Mamirauá, para que fosse possÃvel medir as mudanças na vida da população. Dentro do grupo familiar, a implantação do sistema de bombeamento trouxe benefícios à saúde. Pesquisas epidemiológicas desenvolvidas para o acompanhamento dessa tecnologia social contribuÃram para identificar a redução do Ãndice de mortalidade infantil, que geralmente estão associadas às desidratações.
Segundo OtacÃlio Brito, técnico do programa, o envolvimento da comunidade na construção e manutenção do sistema de abastecimento também é um importante resultado alcançado. Além disto, como complemento à tecnologia, muitos comunitários estão adquirindo reservatórios de 500 litros para armazenar água para seu consumo e uso doméstico, demonstrando que a tecnologia está sendo bem aceita.
Últimas Notícias
Comentários
Institucional
- O Instituto Mamirauá
- Equipe
- Parceiros
- Áreas de atuação
- Conheça Tefé
- Núcleo de Inovação
- Vagas
- Documentos e Downloads
- Seleção de Fornecedores
Pesquisa
- Grupos de Pesquisa
- Iniciação Científica
- Ética em Pesquisa
- Ética no Uso de Animais
- Propostas de Pesquisas
- Biblioteca Henry Walter Bates
- Acervos e Coleções
- SNCT
- SIMCON
Manejo e Desenvolvimento
- Gestão Comunitária
- Manejo de Agroecossistemas
- Manejo de Pesca
- Manejo Florestal Comunitário
- Qualidade de Vida
- Turismo de Base Comunitária
- Centro Vocacional Tecnológico