SNCT já movimenta Instituto Mamirauá

Publicado em: 27 de julho de 2011

 27/07/2011 - O Instituto Mamirauá é uma das unidades de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia a participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Tefé (AM), entre os dias 17 e 23 de outubro. O objetivo é mobilizar a população do município, em especial crianças, jovens e estudantes universitários, para visitar a sede do Instituto Mamirauá e acompanhar atividades relacionadas aos temas de ciência e tecnologia.
A exposição abrange atividades desenvolvidas pelo Instituto Mamirauá, com foco especial no tema da SNCT/2011, conforme explicou o Diretor Técnico-científico, João Valsecchi. "Além disso, vamos produzir o "Espaço-Escola" para que as unidades de ensino do município possam apresentar trabalhos e experimentos cientí­ficos, como por exemplo, o experimento pH do Planeta, proposto pela ONU em referência ao Ano Internacional da Química", afirmou Valsecchi.
 De acordo com o Ministério da Ciência e Tecnologia, responsável pela coordenação nacional da SNCT, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis/MCT), o tema "Mudanças Climáticas, desastres naturais e prevenção de risco" foi escolhido após várias sugestões e consulta às instituições e entidades parceiras. A intenção é estimular a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se enfrentar o grande desafio planetário das mudanças climáticas e de prevenir riscos decorrentes de desastres naturais e de situações criadas pela ação humana.
 No Instituto Mamirauá já estão previstas palestras sobre mudanças climáticas, o ecossistema da várzea, e os cenários futuros de cheias e secas extremas e seus impactos sobre a biodiversidade local. Também haverá uma exposição de material biológico e maquetes sobre tecnologias de construção sustentável, manejo florestal comunitário e sobre a várzea, além de uma mostra de filmes antropológicos e visitas guiadas à Biblioteca Henry Walter Bates.
por Eunice Venturi

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: