Semana Nacional de Ciência e Tecnologia inicia em Tefé

Publicado em: 16 de outubro de 2014

 
O Instituto Mamirauá iniciou hoje, em Tefé (AM), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Até o próximo sábado, dia 18 de outubro, a população do município poderá visitar o campus e conhecer as ações do Instituto Mamirauá voltadas para a conservação da Amazônia. "Eu gostei da palestra sobre iniciação científica, pois incentiva a gente a fazer projetos voltados para a preservação da natureza", disse a estudante Larissa Martins, do Pólo de Ensino Sepé Tiaraju, da 16ª Brigada de Infantaria de Selva de Tefé.
 
Anualmente o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação promove a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Neste ano, o tema da 11ª edição da Semana é Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social. Um dos objetivos é vincular a produção de conhecimento científico e tecnológico aos desafios sociais que vivemos, abordando a ciência como um instrumento de transformação social e desenvolvimento humano.
 
Em um dos quatro prédios, onde as exposições estão acontecendo, os estudantes puderam conhecer como funcionam os sistemas de manejo de recursos naturais. Entre eles manejo de pesca, manejo florestal, manejo de abelhas e turismo de base comunitária. Também puderam ver um sistema de iluminação funcionando a partir da captação de energia solar. 
 
A bolsista de iniciação científica do Instituto Mamirauá, Nayandra Carvalho, apresentou a primeira palestra da manhã, sobre a pesquisa que tratou do conforto térmico em bases de campo do Instituto Mamirauá. O estudo indicou que a temperatura média do ambiente, nessas bases, é 37° C e o índice de calor de 51° C. Um dos resultados da pesquisa sugere que sejam construídas mais janelas para circulação do vento e mudança de posição do flutuante. 
 
Segunda Cláudia Santos, Educadora Ambiental do Instituto Mamirauá, o público da primeira manhã superou as expectativas da organização: "Nós já recebemos cerca de 600 pessoas, sendo boa parte de estudantes do ensino médio. Todos bem entusiasmados". No período da tarde as atividades continuam, com visitas à Biblioteca Henry Walter Bates, bem como palestras e distribuição de kits educativos. Neste ano, o kit contempla o calendário 2015 do Instituto Mamirauá, que apresenta os Grupos de Pesquisa da instituição.  
 
Texto: Eunice Venturi
 
 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: