Reserva Amanã realiza assembleia geral

Publicado em: 24 de maio de 2011

24/05/2011 - Cerca de 140 pessoas participaram da IV Assembleia Geral da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, entre os dias 20 e 22 de maio, na Comunidade São José da Messejana, município de Maraã. O evento contou com a presença de lideranças e representantes dos seis setores que compõem a unidade de conservação, sendo: Amanã, São José, Castanho, Coraci, Tijuaca e Caruara, além da participação do chefe da unidade, Rodrigo Tawada, e integrantes do Instituto Mamirauá, que partilha a gestão da reserva com o Governo do Estado do Amazonas.

De acordo com a Diretora de Manejo e Desenvolvimento do Instituto Mamirauá, Isabel Sousa, as lideranças vêm demonstrando uma capacidade exemplar no processo de gestão da Reserva Amanã, tanto na organização de eventos dessa natureza, quanto na participação das discussões, questionando as instituições gestoras, mas também propondo alternativas para resolver os problemas que afetam a reserva.

Durante a reunião, os participantes discutiram sobre as pesquisas realizadas dentro da UC; a composição da diretoria da Central das Associações de Moradores e Usuários da Reserva Amanã (Camura); fiscalização; atuação do Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC); princípios para o manejo de pesca; além de temas como saúde, educação, habitação e infraestrutura.

Segundo Pedro Canízio, presidente da Camura, a assembleia geral foi positiva e correspondeu a expectativa. "Mas nós sentimos falta de instituições importantes como a Prefeitura de Maraã, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Superintendência do Patrimônio da União (SPU). Eles ajudariam a esclarecer algumas discussões realizadas sobre regularização fundiária durante o evento", acrescentou. 

Ao final do evento, os participantes elaboraram a "Carta da Assembleia Geral". O documento foi assinado por todos os presentes, abordando as reivindicações dos moradores e usuários. A carta será encaminhada ao Governo do Estado solicitando apoio na realização das atividades em prol da conservação da área.
Por Marco Lopes

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: