Projeto Energia Solar nas Ondas do Rádio inicia programação de cursos em Tefé (AM)

Publicado em: 23 de julho de 2015

O Instituto Mamirauá realizou no dia 13 de julho, em sua sede em Tefé (AM), a aula inaugural dos cursos promovidos para jovens de Tefé no âmbito do projeto "Energia Solar nas Ondas do Rádio", patrocinado pela Petrobras. Realizados em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), os cursos buscam qualificar e aprofundar conhecimentos dos jovens do município em sistemas fotovoltaicos capazes de gerar energia para o funcionamento de uma rádio comunitária em sistema de alto falante.

Além de qualificar os jovens, o projeto pretende difundir informações e as experiências do Instituto sobre energias renováveis, especificamente a fotovoltaica, e sobre comunicação comunitária. Segundo Marluce Mendonça, coordenadora do Programa de Gestão Comunitária do Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a proposta visa oferecer qualificação profissional para os jovens. "Queremos que, a partir desses cursos, os participantes possam aprofundar conhecimentos e propor polí­ticas públicas sobre outras fontes de energia para a região", disse.

Para o coordenador técnico-pedagógico do Cetam, Erivan Santos, um dos objetivos do projeto é que as pessoas qualificadas permaneçam no município e passem a atuar como agentes de desenvolvimento local. "Por isso, é importante fomentar esses conceitos e conteúdos sobre fontes de energia sustentáveis", acrescentou.

Um dos participantes do curso, o professor de biologia da Universidade Estadual do Amazonas, Rafael Pereira, explicou o que o motivou a participar do curso: "Nós trabalhamos muito com essa questão de energia renovável e energia solar. Então, eu quero aprender esses conteúdos e repassar para os meus alunos de forma didática. Além de conhecer um pouco mais desse sistema inovador que tem tudo a ver com a área da biologia e da ciência".

Ao longo de todo o projeto, serão promovidas seis etapas de cursos. Em cada etapa são realizados três cursos que se complementam e totalizam 110 horas de aprendizado: "Sistema de Energia Solar Fotovoltaica", com carga horária de 60 horas e duração de 7 dias; "Sistema de Radiodifusão Comunitário", 30 horas, 4 dias de duração, e "Programação e produção de conteúdos para radiodifusão comunitária", 20h e 3 dias.

Texto: Aline Fidelix

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: