Onde está o macaco voador?

Publicado em:  7 de fevereiro de 2017

Essa é uma das perguntas que um grupo de pesquisadores tenta responder em uma expedição que, a partir de hoje (7), vai percorrer trechos de rios e florestas na Amazônia Brasileira

"Estamos prontos para iniciar a nossa aventura!", conta com entusiasmo a pesquisadora do Instituto Mamirauá, Lisley Lemos. Nesse momento, ela e uma equipe internacional de cientistas estão em um pequeno e superequipado barco a motor em direção ao Rio Eiru, na Amazônia Brasileira. A aventura que Lisley se refere é uma expedição pelas matas e águas da região em busca de Pithecia vanzolinii, uma espécie rara de macaco-voador que não é vista oficialmente há mais de 80 anos.

A última e única vez que pesquisadores encontraram o primata foi em 1930, em um registro dos irmãos e naturalistas Alfonso e Ramón Olalla, no rio Eiru, estado do Amazonas. Esse será o ponto de partida da nova expedição, com o nome "Houseboat Amazon", realizada pelo Global Conservation Institute e pelo Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. 

"A região não é muito populosa, mas as pessoas caçam muito lá, especialmente macacos", informa Lisley. "É um mosaico bem interessante: seringueiros, rurais e urbanos e povos indígenas. São desafios para a conservação".

Durante as próximas três semanas, o barco/estação científica irá percorrer 400 km do Rio Eiru para conduzir as pesquisas. Trata-se da primeira fase da expedição. O Rio Gregório, no Amazonas, é o destino seguinte. Todo o trajeto pode ser acompanhado via GPS (em português "Sistema de Posicionamento Global", uma tecnologia de localização por satélite) pelo site do projeto: https://houseboatamazon.com/follow

A expedição "Houseboat Amazon" tem parceria com o Conservation Leadership Programme, com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com o Museu Emílio Goeldi, com a Universidade Federal de Brasí­lia (UnB) e a Universidade de Salford, na Inglaterra. O apoio é do Exército Brasileiro, Spot Brasil e da Secretaria do Meio Ambiente do Acre.

Parauacu – é outro nome comum dado a macacos do gênero Pithecia, a que pertence o Pithecia vanzolinii. Acari, macaco-cabeludo, além de macaco-voador, são outros títulos dados a esse primata de porte médio, conhecido pela sua agilidade e pela longa cauda, que é maior do que o corpo.

Os parauacus são encontrados em várias partes da Amazônia, incluindo o Peru e a Bolívia. Recentemente, a primatóloga (especialista em primatas) estadunidense Laura K. Marsh descobriu cinco novas espécies de Pithecia, três delas exclusivas do Brasil.

Pesquisadora da Global Conservation Institute, Laura é uma das organizadoras da expedição "Houseboat Amazon", que agora se empenha em buscar informações sobre a ocorrência e existência do membro mais misterioso dos parauacus, o Pithecia vanzolinii. 

Texto: João Cunha

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: