Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação tem novo titular

Publicado em:  2 de Janeiro de 2015

A presidenta Dilma Rousseff deu posse ontem (1º), no Palácio do Planalto, à sua nova equipe, que inclui o novo titular do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o alagoano Aldo Rebelo. Já nomeado no Diário Oficial da União, ele assume a pasta hoje (2), em cerimônia de transmissão de cargo com seu antecessor, Clelio Campolina Diniz, no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), em Brasí­lia.
 
José Aldo Rebelo Figueiredo nasceu em Viçosa, em 23 de fevereiro de 1956. Escritor e jornalista, foi eleito seis vezes deputado federal por São Paulo, sempre pelo Partido Comunista do Brasil. Rebelo tem mais de 30 anos dedicados à trajetória polí­tica. Foi líder do governo e do PCdoB na Câmara, ministro da Coordenação Polí­tica e presidente da Câmara dos Deputados.
 
Um dos parlamentares mais influentes do país, segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Rebelo foi relator da Lei de Biossegurança, aprovada e sancionada em 2005. O projeto inicial proibia a pesquisa com células-tronco. A partir de ampla consulta à sociedade e à comunidade científica, o então deputado derrubou a proibição dos estudos em seu relatório.
 
Rebelo foi nomeado ministro do Esporte em outubro de 2011. Coordenou a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e os preparativos para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Ampliou e consolidou polí­ticas públicas de democratização do acesso ao esporte, tanto de base escolar quanto nas competições de alto rendimento, com base no conceito do esporte como formador de cidadania e gerador de qualidade de vida para os brasileiros.
 
Com informações de www.mcti.gov.br
 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: