Mamirauá inicia Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Publicado em: 20 de outubro de 2011

18/10/2011 – Começou ontem em Tefé, estado do Amazonas, a 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovida simultaneamente por mais de 600 instituições do país, sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo da semana é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia.
 Em Tefé, na sede do Instituto Mamirauá, estudantes do ensino fundamental, médio e superior acompanharam o início das atividades. Segundo Josivaldo Modesto, coordenador do evento, a expectativa é receber cerca de 600 pessoas até quarta-feira quando termina o evento no Instituto Mamirauá, mas se estende até a sexta-feira, desta vez no Centro de Estudos Superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
 Entre as atividades desta segunda-feira, estavam exposições de materiais biológicos, maquete de manejo florestal e tecnologias sustentáveis. A pesquisadora em Ecologia Florestal, Auristela Conserva, apresentou a palestra "Como a dinâmica de cheias e vazantes interfere no ciclo da vida e na colonização das plantas". Conserva falou também sobre as consequências do aquecimento global para as plantas: "Até bem pouco tempo havia eventos extremos, como grandes secas ou grandes cheias, a cada cem anos. Agora, esse intervalo de tempo está cada vez menor. É bem provável que as espécies não estejam se adaptando a tantas mudanças".
 A Semana de Ciência e Tecnologia encerra, no Instituto Mamirauá, nesta quarta com o lançamento das cartilhas "Peixes da Amazônia" e "Manejo Florestal Comunitário na Várzea da RDS Mamirauá", este último também com um vídeo.

Por Eunice Venturi

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: