Instituto Mamirauá recebe visita de comissão de avaliação do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação

Publicado em: 26 de março de 2015

A Comissão de avaliação do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) esteve na sede do Instituto Mamirauá de 23 a 26 de março. A equipe visita a instituição duas vezes ao ano para avaliar e acompanhar as atividades realizadas e o cumprimento do Contrato de Gestão entre o Instituto Mamirauá e o MCTI.

A avaliação ocorre vinculada a um quadro de indicadores e metas pactuados com o MCTI. De acordo com Helder Lima de Queiroz, diretor geral do Instituto, "é uma visita técnica, com especialistas que vão discutir e avaliar as ações do Instituto".

Felipe Silva Bellucci, coordenador geral de Supervisão e Acompanhamento das Organizações Sociais, afirmou que as visitas acontecem duas vezes ao ano com uma missão de acompanhamento, realizada no segundo semestre, e uma missão de avaliação, no início do ano, que serve para subsidiar a decisão do ministro na manutenção do contrato de gestão vigente.

"O Instituto teve um aproveitamento muito bom, considerando que atingiu as metas pactuadas com o MCTI. Aqui na instituição, são avaliados quinze indicadores, que vão desde macroprocessos de pesquisa até macroprocessos de manejo sustentável. E esses indicadores refletem dimensões de avaliação reconhecidas pela gestão pública, nesse caso: eficiência, efetividade e eficácia", afirmou Felipe.

As avaliações também podem contribuir para um planejamento de propostas para a instituição.  "Durante as reuniões, discutimos projeções, cenários e possibilidades. Com base nas avaliações daquilo que já foi realizado, a gente reflete sobre aquilo que pretende fazer, com uma associação com os orçamentos disponíveis", afirmou Helder.

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: