Instituto Mamirauá realiza Workshop Internacional de Turismo para alunos de universidade dos Estados Unidos

Publicado em: 10 de junho de 2013

O Instituto Mamirauá, por meio de seu Programa de Turismo de Base Comunitária, promoveu no período de 24 a 27 de maio, o Workshop Internacional de Turismo de Base Comunitária para dez alunos de MBA da Universidade de Maine, localizada nos Estados Unidos. O objetivo foi apresentar o Programa de Turismo de Base Comunitária e conhecer a experiência de ecoturismo na Reserva Mamirauá.

No dia 24 os participantes se deslocaram até a Pousada Uacari onde ficaram hospedados e conheceram toda a estrutura da pousada. Após isso, fizeram um passeio de barco e assistiram a uma palestra sobre o histórico de criação do Instituto e da reserva Mamirauá.

O dia 25 iniciou com um passeio de canoa e após o café da manhã, assistiram a palestra sobre o histórico do Programa de Turismo de Base Comunitária, sobre o funcionamento da Pousada Uacari, sobre a sinergia entre o ecoturismo e a pesquisa. No final do dia realizaram um passeio de canoa e no fim do dia, assistiram a uma palestra sobre Monitoramento Ambiental em Ecoturismo.

No dia 26, os participantes visitaram uma comunidade local para conhecer seu estilo de vida, as atividades que são desenvolvidas e discutir sobre a gestão participativa (Associação Local e Programa). Após o almoço tiveram a palestra sobre Plano de Negócios (mercado, viabilidade econômica e financeira), seguida de um debate. No fim do dia os participantes visitaram o lago Mamirauá. Dia 27 os participantes retornaram à cidade de Tefé onde visitaram a sede do Instituto e a Loja Mamirauá.

Texto: Francisco Rocha

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: