Instituto Mamirauá participa de workshop sobre quelônios

Publicado em: 10 de maio de 2011

10/05/2011 - Com o objetivo de promover a integração e a troca de experiência entre os grupos que trabalham com a conservação de quelônios na Amazônia, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) realizou, nos dias 5 e 6 de maio, em Manaus, o I workshop Estratégias para Conservação de Quelônios da Amazônia: Proteção de Praias. Pela primeira vez, um evento reuniu diferentes grupos de trabalho que desenvolvem iniciativas voltadas para a proteção de áreas de desova de quelônios.

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) foi representado no encontro pela bióloga Cássia Santos Camillo, responsável pelas pesquisas com quelônios na instituição. Na Reserva Mamirauá, as atividades de proteção de praias são realizadas, na maioria das vezes, por comunitários voluntários, que recebem assessoria técnica do IDSM. No ano passado foram protegidos mais de 1300 ninhos e 11 mil filhotes, entre tartarugas-da-amazônia, iaçás e tracajás.

No workshop, Cássia Camillo apresentou metodologias e resultados da conservação comunitária de quelônios na Reserva Mamirauá, executado pelo IDSM desde 1996. Atualmente, esta é uma das ações do projeto Conservação de Vertebrados Aquáticos Amazônicos (Aquavert), patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental. O projeto visa consolidar estratégias de conservação para quelônios, jacarés e mamíferos aquáticos da Amazônia.

Dentre os encaminhamentos do workshop estão a elaboração de uma cartilha sobre proteção de praias de desova, direcionada a ribeirinhos, e um manual técnico, direcionado a gestores das unidades de conservação estaduais e coordenadores de programas de conservação de quelônios.
por Augusto Rodrigues, comunicador Aquavert

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: