Instituto Mamirauá participa de treinamento da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa

Publicado em: 23 de abril de 2018

Em Manaus, reunião contará com a presença de membros de Comitês de Ética em Pesquisa da região norte do país

Pela primeira vez, membros do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Instituto Mamirauá participarão do treinamento, que acontece nos dias 26 e 27 de abril, em Manaus. O evento é realizado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), que regula aspectos éticos de pesquisas que envolvem seres humanos. O foco desse treinamento são CEPs do norte do Brasil, incluindo os estados do Amazonas, Roraima, Amapá e Rondônia.

"Participar deste treinamento envolvendo membros de diferentes Comitês de Ética dos estados da região norte possibilita uma troca frutífera de informações com outros comitês mais antigos e mais experientes", ressalta a pesquisadora Marí­lia de Jesus da Silva e Souza, responsável pela coordenação do CEP do Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Para a coordenadora do comitê, "uma melhor compreensão sobre os trâmites realizados por meio da Plataforma Brasil, principal ferramenta de análise dos protocolos de pesquisa, se faz necessária". Marí­lia também indica que são precisos maiores esclarecimentos sobre resoluções recentes do CONEP, especialmente "a 510, que trata especificamente das pesquisas na área de Ciência Humanas e Sociais".

Além de Marí­lia de Jesus, também participa deste treinamento a secretária do Comitê de Ética do Instituto Mamirauá, Fabiane Sá. O evento acontecerá no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, centro de Manaus.

Sobre o CONEP

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) está diretamente ligada ao Conselho Nacional de Saúde (CNS). É uma instância colegiada, de natureza consultiva, educativa e formuladora de diretrizes e estratégias no âmbito do Conselho.

Cabe a CONEP avaliar e acompanhar os protocolos de pesquisa em áreas temáticas especiais com o: genética e reprodução humana; novos equipamentos; dispositivos para a saúde; novos procedimentos; população indígena; projetos ligados à biossegurança e com participação estrangeira. 

Texto: João Cunha

 

 

 

 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: