Instituto Mamirauá inicia Seminário Anual de Pesquisa

Publicado em:  8 de junho de 2011

 08/06/2011 - O Instituto Mamirauá iniciou hoje o VIII Seminário Anual de Pesquisa com um debate envolvendo trabalhos relacionados à engenharia sanitária e biologia de peixes. As atividades tiveram inicio na parte da manhã. Cerca de 90 participantes foram recepcionados pelo Diretor Técnico-científico, João Valsecchi, na abertura do seminário. "O evento tem por objetivo o intercâmbio de informações científicas através da divulgação e do debate dos resultados de pesquisas das diversas áreas do conhecimento, voltadas para a conservação da biodiversidade, para o manejo de recursos e o desenvolvimento sustentável", disse o diretor.

 Em seguida, o pesquisador Roland Vetter, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), falou sobre a "Energia solar aplicada em secagem de produtos naturais e desinfecção de água", uma experiência desenvolvida na entidade para solucionar o problema de pequenos empresários. "Eles precisavam de um equipamento que não fosse caro e pudesse fazer a secagem de madeiras com baixo custo. Um equipamento tradicional custa cerca de 120 mil reais, a proposta do INPA custa cerca de 6 mil reais", afirmou. A secagem é o processo de reduzir a umidade de um produto, a fim de levá-lo a um teor de umidade desejado. A instituição produziu uma câmara fechada capaz de armazenar calor, aquecida com energia solar.

 A manhã encerrou com os trabalhos de "Avaliação de Alternativas de Tratamento de Água para consumo humano aplicáveis a regiões rurais da Amazônia, apresentado por Maria Cecí­lia Gomes e a "Influência do pulso de inundação na produção das principais espécies desembarcadas no Médio Solimões", apresentado por Polliana Santos Ferraz. A programação do SAP se estende até a sexta-feira, sendo que hoje serão apresentados projetos voltados às tecnologias sociais e biologia de peixes. No final do dia, haverá o lançamento do livro "Manual de Árvores", organizado por Florian Witmann. Amanhã será a vez dos projetos das ciências sociais e na sexta as pesquisas de manejo de recursos naturais.

por Eunice Venturi

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: