Instituto Mamirauá expande assessoria de manejo florestal para Fonte Boa e Maraã (AM)

Publicado em: 27 de maio de 2014

O Instituto Mamirauá, por meio de seu Programa de Manejo Florestal Comunitário, está assessorando associações que realizam manejo florestal em áreas próximas ao município de Fonte Boa e Maraã, no Amazonas. Com a contratação de um engenheiro florestal e uma técnica florestal o Instituto pôde ampliar a abrangência da assessoria beneficiando entre 45 e 50 famílias.

Segundo Elenice Assis, coordenadora do Programa de Manejo Florestal Comunitário do Instituto Mamirauá, as comunidades que estão procurando o Instituto para receber a assessoria estão sendo avaliadas. "Nós estamos no momento de avaliar as demandas recebidas, isso significa que o Instituto visita a comunidade para verificar se ela tem perfil para fazer o manejo florestal", afirmou Elenice.

O Instituto Mamirauá vem ampliando a abrangência territorial de suas atividades, por isso mais recentemente a assessoria ao manejo florestal foi estendida para as regiões dos municípios amazonenses de Fonte Boa e Maraã. A meta é assessorar cinco novos planos de manejo nessas regiões ao longo dos próximos cinco anos.

O programa estimula o manejo florestal comunitário nas comunidades que precisam de capacitação contínua em todos os aspectos de organização social e de manejo técnico. Os trabalhos estão concentrados nessas capacitações através de palestras, discussões, treinamento prático e orientação durante todo o processo de manejo florestal.

As ações de ampliação da assessoria ao manejo florestal fazem parte do projeto "Participação e Sustentabilidade: o Uso Adequado da Biodiversidade e a Redução das Emissões de Carbono nas Florestas da Amazônia Central", desenvolvimento pelo Instituto Mamirauá com financiamento do Fundo Amazônia.

Texto: Eunice Venturi.

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: