Instituto Mamirauá abre inscrições para o Curso de Campo Treinamento em Técnicas sobre Pesquisas de Jacarés

Publicado em: 15 de setembro de 2012

 

15/09/2012 - O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá realizará, entre 25 de outubro e 08 de novembro, a sétima edição do Curso de Campo Treinamento em Técnicas sobre Pesquisas de Jacarés. O Curso tem como objetivo principal oferecer aos participantes treinamento em princípios gerais de pesquisa de campo, tendo como foco os jacarés amazônicos.

A organização do curso selecionará nove participantes, entre estudantes, técnicos ou profissionais de biologia, veterinária, zootecnia ou áreas afins, preferencialmente com experiência em trabalhos de campo com crocodilianos. Durante o curso, serão abordados tópicos como biologia e ecologia de crocodilianos amazônicos, técnicas de campo e de análise de dados, coleta de material biológico e manejo e aproveitamento econômico de jacarés.

Serão desenvolvidas atividades teóricas e práticas, a partir da coleta de dados em diferentes locais das Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã.

O VII Curso de Campo será coordenado pelos biólogos Robinson Botero-Arias, responsável pelo Programa de Pesquisa em Manejo e Conservação de Jacarés do Instituto Mamirauá, e Boris Marioni, coordenador do Programa de Conservação de Crocodilianos Amazônicos do Instituto Piagaçu.

Segundo o biólogo Robinson Botero-Arias, o curso tem um ritmo intensivo de atividades diárias que se iniciam às 7 horas, podendo terminar depois da meia-noite. "As atividades do curso são o reflexo das atividades de campo que os pesquisadores de jacarés enfrentam em seu cotidiano. Demandam um grande empenho e esforço físico para levantar as informações necessárias, associadas aos habitats que os jacarés usam".

 

Oportunidade de Bolsas de Pesquisa Pós-Curso

O Programa de Conservação de Crocodilianos Amazônicos do Instituto Piagaçu, oferece uma bolsa de assistente de Pesquisa para um dos estudantes do curso, com duração de um ano. A bolsa será destinada a profissional brasileiro ou estrangeiro residente, e visa apoiar pesquisas desenvolvidas pelo Programa. A sede para o desenvolvimento das atividades é a cidade de Manaus, sendo que as atividades de campo serão realizadas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus.

 

Inscrições

Os interessados deverão enviar, até 05 de outubro, uma versão resumida do Curriculum Vitae (no máximo duas páginas) e a ficha de inscrição completamente preenchida para o correio eletrônico jacares@mamiraua.org.br. No campo assunto/subject, o interessado deverá preencher: Candidato ao VII Curso de Jacarés.

A postulação de candidaturas não tem nenhum custo. Serão consideradas apenas as inscrições que chegarem completas até a data limite. A Comissão Organizadora selecionará nove participantes, e mais três candidatos que irão compor uma lista de espera.

Os participantes do Curso deverão arcar com as despesas de viagem desde o local de origem até a cidade de Tefé (Amazonas – Brasil), assim como outros gastos pessoais (tramitação de documentos, medicamentos, ligações telefônicas, vacinas etc.). Os nove participantes selecionados receberão apoio de hospedagem, alimentação, e todo material necessário para o treinamento.

Os resultados da seleção serão divulgados até 08 de outubro no site www.mamiraua.org.br e mediante mensagem eletrônica aos candidatos.

Clique para baixar o EDITAL e a FICHA DE INSCRIÇÃO para o curso

 

Texto: Augusto Rodrigues

 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: