Inscrições abertas para curso de gestão compartilhada de recursos pesqueiros

Publicado em: 10 de fevereiro de 2014

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá está com inscrições abertas para o "Curso de "Gestão Compartilhada dos Recursos Pesqueiros com foco no Manejo Participativo de Pirarucu (Arapaima gigas)". O objetivo desta quinta edição é incentivar a multiplicação das ações do manejo participativo de pesca em outras regiões. As inscrições vão até o dia 20 de março de 2014 e interessados poderão efetivar seu interesse, enviando um e-mail para pesca@mamiraua.org.br, atendendo aos requisitos do edital (disponível aqui). 
 
O curso acontecerá no período de 14 a 24 de abril, em Tefé (AM). A iniciativa é voltada para profissionais que atuem direta ou indiretamente na implementação de sistemas de manejo de pesca, em áreas protegidas da Amazônia. A prioridade será dada aos candidatos de organizações governamentais e não governamentais da Amazônia, que pretendem implementar ou já estejam assessorando sistemas de manejo participativo de pirarucu.
 
"Nossa proposta parte da experiência acumulada ao longo de 15 anos na aplicação de sistemas de manejo dos recursos naturais, junto às populações ribeirinhas da Amazônia. Para compartilhar esse conhecimento adquirido e promover um intercâmbio de experiências estamos promovendo a formação de multiplicadores que possam promover a conservação do pirarucu em outras áreas da Amazônia, por meio do manejo participativo", afirmou Ana Cláudia Torres, coordenadora do programa. 
 
O conteúdo do curso será dividido duas etapas, sendo uma delas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. Atividades teóricas incluem intercâmbio das experiências de manejo vivenciadas pelos participantes, bases antropológicas e sociológicas sobre o modo de vida das populações, fundamentos da biologia e ecologia do pirarucu e a importância da várzea para a produtividade pesqueira, ações prioritárias para o manejo de pirarucu em ambientes de várzea, na Amazônia (organizar, zonear, proteger, contar, pescar, vender e avaliar), entre outros. 
 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: