Estudantes de Tefé recebem capacitação científica

Publicado em:  1 de fevereiro de 2011

01/02/2011 - Sete estudantes do município de Tefé foram selecionados para receber uma bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC Jr.), concedido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e Governo do Amazonas. O objetivo do programa é despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais no ensino fundamental, médio ou de educação profissional mediante o desenvolvimento de atividades de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação. O programa deve ser organizado, na região onde atua, por uma instituição de pesquisa, neste caso, o Instituto Mamirauá.

Os integrantes do programa estiveram na sede do Instituto, entre os dias 27 e 31 de janeiro, para o Curso de Iniciação Científica (PIBIC Jr./IDSM-FAPEAM). Os conhecimentos foram transmitidos pelos pesquisadores do Instituto. A estudante Elinara Alves, 16 anos, está cursando o terceiro ano ensino médio e sua pesquisa de iniciação científica é sobre o macaco guariba. "O que estou aprendendo neste curso vai me permitir melhorar não só a minha pesquisa sobre o guariba, mas também auxiliar nas atividades da Escola", planeja a estudante.

A programação foi bem variada. Iniciou com uma apresentação sobre o Instituto Mamirauá, pela Coordenadora de Pesquisas, Nelissa Bezerra. Na sequência, o coordenador do programa PIBIC-Jr., Thiago Antônio Figueiredo, relembrou os direitos e deveres dos bolsistas. A história e a filosofia da Ciência foram apresentadas pelo antropólogo Rafael Barbi que informou: "Um bolsista está sendo iniciado nas atividades de pesquisa. Posteriormente, ele mesmo transformará seus experimentos em conhecimentos cientí­ficos".

Auristela dos Santos ensinou técnicas de leitura e interpretação de textos e Gerson Lopes e Graciete do Socorro falaram sobre pesquisa bibliográfica. Ainda foram ministradas noções básicas de informática, por João Paulo Borges Pedro, e noções básicas de estatística por Maria Cecí­lia Gomes. Agora, os bolsistas já têm em mãos diversas ferramentas para transformarem suas pesquisas em conhecimento científico.

 por Eunice Venturi

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: