Encontro reúne manejadores florestais em Uarini

Publicado em: 13 de março de 2013

Moradores e usuários da Reserva de Desenvolvimento Sustentável estiveram, entre os dias 7 e 9 de março, em Uarini (AM), para o XII Encontro de Manejadores Florestais da Reserva Mamirauá. O encontro foi promovido pela Associação de Moradores e Usuários da Reserva Mamirauá (Amurmam), com apoio do Instituto Mamirauá, por meio de seu Programa de Manejo Florestal Comunitário. Segundo Elenice Assis, coordenadora do programa, o objetivo do evento, desde que foi criado, é fortalecer um fórum de discussão anual para os manejadores discutirem temas e assuntos relacionados ao manejo, fazendo um intercâmbio entre si, apontando dificuldades e melhorias ao processo.

Um dos principais assuntos discutido foi a proposta de encaminhamento de um Acordo de Extração de Madeira Manejada, entre os manejadores moradores da Reserva Mamirauá e os manejadores urbanos, que moram no entorno da reserva. "Essa discussão pode nos levar a consolidar uma proposta de polí­tica pública para extração de madeira manejada entre moradores e usuários da reserva", afirmou Elenice. 
 
Durante o encontro, também foi discutido o potencial madeireiro da Reserva Mamirauá, que pode ser 31.712,92m3 de madeiras extraídas anualmente, gerando um recurso de mais de 3 milhões de reais para os manejadores. "Esse potencial não tem sido explorado pelos manejadores, pois, o nível da água das últimas cheias não tem sido muito favorável para a retirada das madeiras em tora, e nós não sabemos ao certo se é por causa das mudanças climáticas. Então, os manejadores estão sendo bem cautelosos", explicou Elenice. 
 
Alcione Meireles, presidente da Associação de Moradores e Usuários da Reserva Mamirauá (Amurmam), assegurou que as conversas, decorrentes do encontro, vão trazer mais "frutos" para o manejo florestal, pois os manejadores têm conhecimentos suficientes para avaliar a atividade e propor melhorias. O próximo evento na Reserva Mamirauá será a Assembleia Geral, que será realizada entre 21 e 23 de março, na Comunidade do Batalha. 
 
Texto: Eunice Venturi
Colaboração: Marco Lopes
 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: