12º Encontro de Parteiras Tradicionais acontece em Alvarães, no Amazonas

Publicado em: 12 de fevereiro de 2020

Durante o evento serão distribuídos equipamentos de enfermagem para auxiliar partos naturais na região

O encontro acontecerá do dia 14 ao 17 de fevereiro, na Escola Municipal Atanazia Frazão, localizada na Estrada Alvarães Nogueira, estado do Amazonas. Para o evento, são esperadas cerca de 20 parteiras tradicionais de Alvarães. Durante os quatro dias de encontro, serão realizadas rodas de conversas, trocas de experiências entre as parteiras e profissionais de saúde, e técnicas e dicas para melhorar o atendimento ao parto domiciliar.

Esta é a 12ª edição do encontro de parteiras em Alvarães. "Vai ser um grande momento de troca de informações e formação focada nos desafios que essas parteiras enfrentam", informa Maria das Dores Marinho, técnica do Programa Qualidade de Vida (PQV) do Instituto Mamirauá.

Ofício secular exercido por mulheres que ajudam outras no momento do parto

Durante o evento, serão feitos cadastros de parteiras que queiram se filiar à Associação de Parteiras Tradicionais do Estado do Amazonas (APTAM). "Mesmo que uma parteira não esteja na ativa no momento, é importante que ela faça seu cadastro para ser reconhecida", diz a técnica. "Através desse reconhecimento, as parteiras podem ter acesso a benefí­cios sociais que forem conquistados pelo grupo. "

As parteiras também passarão por avaliação de equipe técnica da Prefeitura de Alvarães por meio de testes rápidos para acompanhamento de sua saúde. 

 Segundo Maria Elena Apontes Arias, enfermeira da Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Susam), é necessário realizar uma atualização junto às parteiras para melhorar o desempenho e a qualidade durante os partos. "É preciso fazer uma repasse de novos conhecimentos, uma avaliação às nossas parteiras, porque elas trabalhavam às vezes sem luvas, máscaras, gorros e aventais", afirma.

As parteiras tradicionais de Alvarães receberão da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) materiais que auxiliarão nas manobras no momento do parto.

Associação de Parteiras Tradicionais do Estado do Amazonas (APTAM)

A associação amazonense de parteiras foi criada em junho de 2018 durante o 13º Congresso Internacional da Rede Unida, realizado em Manaus.

As parteiras do estado do Amazonas passaram a ter uma representação como entidade civil organizada, fortalecendo a luta pela valorização das práticas tradicionais e populares da categoria.

 A associação tem como símbolo o algodão-roxo, cujo chá é tradicionalmente utilizado pelas parteiras como remédio natural para redução sangramentos e combate a infecções urinárias.

Além do apoio do Instituto Mamirauá, organização social fomentada pelo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Associação de Parteiras Tradicionais do Estado do Amazonas também recebe o incentivo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Ministério da Saúde.

O Instituto Mamirauá, é parceiro dos encontros de parteiras desde 2001.

 O 12º Encontro de Parteiras de Alvarães é uma realização da Prefeitura Municipal de Alvarães por meio da Semsa e conta com o apoio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da Susam, do Hospital São Joaquim de Alvarães, além de representantes de igrejas locais.

Serviço

O quê: 12º Encontro de Parteiras de Alvarães 

Quando: 14 a 17 de fevereiro de 2020

 Local: Escola Municipal Atanazia Frazão, localizada na Estrada Alvarães Nogueira

Texto: Augusto Gomes

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: