Juventude indígena amazonense participa de curso tecnológico do Instituto Mamirauá
Publicado em: 31 de março de 2023
Formação aplicada pelo Centro Vocacional Tecnológico já está na 5ª turma
Quinze jovens indígenas, de seis etnias diferentes - Dessana, Koripako, Baniwa, Kokama, Kambeba e Apurinã - participam da 5ª turma do curso aplicado pelo Centro Vocacional Tecnológico (CVT), do Instituto Mamirauá. A formação trabalha com ensino e profissionalização de jovens na Amazônia com foco na difusão do acesso ao conhecimento científico e tecnológico e, neste ano, a turma é totalmente formada por indígenas. As aulas iniciaram no mês de março deste ano de 2023 e seguirá até dezembro de 2024. Todos os estudantes são oriundos do Alto Rio Negro, Médio e Baixo Purus e Médio Solimões.
Neste primeiro ano de formação, os alunos participam de matérias e oficinas presenciais sobre diversos temas como manejos, gestão socioambiental e territorial, relações humanas, história e sociedades amazônicas, empreendedorismo, cooperativismo e associativismo. Sandro Augusto, coordenador do CVT, explica a importância deste curso para os territórios e organizações indígenas. “Os jovens empoderados e munidos de conhecimentos podem apoiar de forma mais eficaz na gestão das ações de seus grupos e no cuidado de suas ações”.
Já no segundo ano, os estudantes deixam a sala de aula para implementar na prática os seus projetos nas comunidades das quais fazem parte. Keila Dantas dos Santos é a primeira representante do povo Kambeba a participar do curso, ela conta que se sente empolgada para finalizar as aulas e colocar em prática tudo que está aprendendo. “Estou achando o curso muito interessante. Vou poder levar informações que estou adquirindo aqui de várias formas para a minha comunidade. Me sinto empolgada para colocar em prática e auxiliar em melhorias na minha aldeia”.
Sobre o Centro Vocacional Tecnológico
O Centro Vocacional Tecnológico é uma unidade de ensino e profissionalização voltado para difusão do acesso ao conhecimento científico e tecnológico. A primeira turma do CVT foi formada em 2014 com o objetivo de capacitar lideranças, visando a sustentabilidade ambiental e econômica das comunidades e o empoderamento de jovens do Amazonas. Os módulos do curso são organizados mensalmente e quem ministra as aulas são os técnicos e pesquisadores do Instituto Mamirauá.
“Esperamos que o CVT seja sempre um espaço de encontro entre conhecimentos, científico e tradicional, onde os jovens apresentam suas questões, suas tecnologias de produção e proteção existentes nos territórios e nós colaboramos com dados e análises sobre as relações entre as pessoas, a ecologia e os usos de recursos naturais. Debates e propostas geram soluções para algumas das demandas levantadas pelos jovens, por exemplo, para fortalecimento da gestão participativa e melhores condições para a comercialização da produção”, aponta a diretora de Manejo e Desenvolvimento do Instituto Mamirauá, Dávila Corrêa.
Texto: Nayá Tawane
Últimas Notícias
Comentários
Institucional
- O Instituto Mamirauá
- Equipe
- Parceiros
- Áreas de atuação
- Conheça Tefé
- Núcleo de Inovação
- Vagas
- Documentos e Downloads
- Seleção de Fornecedores
Pesquisa
- Grupos de Pesquisa
- Iniciação Científica
- Ética em Pesquisa
- Ética no Uso de Animais
- Propostas de Pesquisas
- Biblioteca Henry Walter Bates
- Acervos e Coleções
- SNCT
- SIMCON
Manejo e Desenvolvimento
- Gestão Comunitária
- Manejo de Agroecossistemas
- Manejo de Pesca
- Manejo da Fauna
- Manejo Florestal Comunitário
- Qualidade de Vida
- Turismo de Base Comunitária
- Centro Vocacional Tecnológico