Instituto Mamirauá - Conservação na Amazônia - Programa de Gestão Comunitária - https://mamiraua.org.br/pt-br/manejo-e-desenvolvimento/programa-de-gestao-comunitaria/

Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá

Manejo e Desenvolvimento

Rafael Forte

Programa de Gestão Comunitária

Programa de Gestão Comunitária


© Marco Lopes

O Programa de Gestão Comunitária tem como missão "Promover a gestão participativa de recursos naturais, apoiando ações de sustentabilidade e de conservação da biodiversidade". Busca-se atingir esse objetivo por meio do fortalecimento da organização comunitária e do associativismo, estimulando a participação da população local nos diversos fóruns de tomadas de decisão sobre a gestão de suas áreas de uso e sobre a conservação dos recursos naturais.

Objetivos:

 Fortalecer a gestão participativa dos recursos naturais;
 Apoiar ações de conservação da biodiversidade;
 Ampliar o sistema de proteção de áreas de manejo sustentável de recursos naturais;
 Disseminar informações das ações acerca da gestão dos recursos naturais e da conservação da biodiversidade;
 Promover ações de Educação Ambiental.


Linhas de atuação ou subprograma:

 Apoio à gestão participativa: As principais ações desta linha estão voltadas para a articulação e mobilização nas comunidades buscando a ampla participação da população local nos principais fóruns de tomada de decisão.

 Capacitação de lideranças: Objetiva fortalecer as capacidades das lideranças locais de forma que possam participar ativamente dos processos de tomada de decisão. As ações desta linha centram-se na realização de cursos e oficinas direcionadas para a formação de lideranças comunitárias.

 Assessoria para associações comunitárias: Objetiva orientar e acompanhar a formalização de associações nas áreas de atuação do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, oferecendo assessoria técnica e contábil para as associações comunitárias. Suas ações centram-se na realização de oficinas de orientação e acompanhamento individual das associações.

 Proteção Ambiental: A subcoordenação de Proteção Ambiental atua principalmente na capacitação e acompanhamento dos agentes ambientais voluntários (AAVs) treinados para realizarem atividades de Educação Ambiental e de proteção, vigilância e controle do uso dos recursos naturais das Reservas Mamirauá e Amanã.   Aliado a isto há um trabalho feito em parceria com os órgãos de meio ambiente e de segurança, buscando reforçar e ampliar o sistema de proteção das Reservas. 

 Educação Ambiental: Busca favorecer a compreensão dos comunitários sobre práticas sustentáveis de manejo dos recursos naturais. A estratégia atual desta linha segue as metas dos modelos conceituais de conservação da biodiversidade e de qualidade de vida. As principais ações estão voltadas para a realização de palestras e oficinas de orientação sobre o melhor uso dos recursos naturais.

Comunicação Comunitária: Objetiva fornecer ferramentas de fortalecimento da gestão participativa das comunidades nas áreas de atuação do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. Suas ações centram-se na capacitação e fortalecimento da comunicação local, com foco na produção e disseminação de informações por parte dos moradores locais relacionadas a assuntos de interesse público.

Resultados: 

 Fortalecimento de fóruns participativos de tomada de decisão: reuniões setoriais, assembleias gerais de moradores.
 Mais de 400 lideranças comunitárias capacitadas.
 Comunidades trabalhando através do associativismo.
 Ampliação crescente do número de ambientes protegidos pelas comunidades para a conservação de quelônios e aves aquáticas.
 Formalização de acordos de uso de recursos naturais.
 Sistema participativo de proteção das reservas.
 Criação de diversos espaços de comunicação comunitária.
 Constituição do Conselho Gestor da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.

Fonte: Programa de Gestão Comunitária

Financiadores