Instituto Mamirauá - Conservação na Amazônia - Políticas públicas para a Amazônia em debate no Instituto Mamirauá - https://mamiraua.org.br/pt-br/comunicacao/noticias/2018/3/9/politicas-publicas-para-a-amazonia-em-debate-no-instituto-mamiraua/

Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá

Notícias

Rafael Forte

Políticas públicas para a Amazônia em debate no Instituto Mamirauá

09/03/2018


Discussão foi foco do Seminário Anual de Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Social, realizado de 7 a 9 de março

Coordenadores dos programas de manejo e desenvolvimento, técnicos e pesquisadores do Instituto Mamirauá se reuniram no 7º Seminário Anual de Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Social, em Tefé (AM). Esse ano, o evento promovido pela unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) teve com tema "Políticas Públicas para Amazônia".

Como explica a Diretora de Manejo e Desenvolvimento do Instituto Mamirauá, Isabel Soares de Sousa, a escolha do tema surgiu a partir da percepção dos entraves apontados no Seminário de Avaliação da Diretoria de Manejo e Desenvolvimento, realizado em novembro do ano passado pelo Instituto Mamirauá. "Nós sentimos uma necessidade de discutir o conceito e identificar quais são as políticas públicas para Amazônia, principalmente para a zona rural", declarou Isabel.

Segundo a diretora, o momento foi importante para avaliar como o Instituto Mamirauá está influenciando em relação à temática proposta. “A partir disso, podemos definir melhores estratégias para contribuir para elaboração e efetivação de políticas públicas”.

A programação do segundo dia do evento incluiu uma oficina sobre o conceito de políticas públicas, com esclarecimentos e debates sobre o tema. O momento também contou com a exposição de exemplos de políticas públicas implementadas na Amazônia e com a discussão sobre as melhores estratégias para atuação em cada fase do ciclo da política pública. "O Estado ainda é muito norteador na implementação das políticas. Mas a partir das discussões, percebemos a forma de se implementar uma política pública é muito mais ampla. A ação pública é um envolvimento de todos, mas a implementação é do Estado", disse a pesquisadora do Instituto Mamirauá, Ana Claudeise Nascimento.

Para Isabel, o Seminário proporcionou uma discussão importante. "O primeiro dia foi para nivelar o entendimento sobre o tema. Nós podemos contribuir com a elaboração e implementação das políticas públicas, mas isso não é um papel nosso. O dever de implementar é do poder público", esclareceu a diretora.

Texto: Laís Maia

Financiadores