Secretário Executivo do MCTIC visita sede do Instituto Mamirauá, em Tefé (AM)

Publicado em:  6 de julho de 2018

O Secretário Executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Elton Zacarias, esteve em Tefé (AM), entre os dias 03 e 06 de julho de 2018, para conhecer a infraestrutura do Instituto Mamirauá, uma das unidades de pesquisa do ministério. A visita teve início na sede da instituição e o secretário pôde conhecer laboratórios, biblioteca, prédios de pesquisa, de ações de extensão e da área administrativa.

No início da tarde do dia 3 (três), o secretário executivo e a coordenadora geral de Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais, Isabela Sbampato Batista Reis de Paula, seguiram para a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, para conhecer a Pousada Uacari, uma iniciativa de turismo de base comunitária, gerida pelo Instituto Mamirauá e comunidades do entorno. Na região, que fica no município de Uarini, também puderam conhecer sobre as iniciativas promovidas pelo Instituto Mamirauá para a conservação da onça-pintada, apresentação feita pelo pesquisador líder do projeto Emiliano Esterci Ramalho, que também coordena o projeto Providence.

O projeto está testando um sistema pioneiro para monitorar a biodiversidade da Amazônia em tempo real, e é uma colaboração científica internacional liderada pelo Instituto Mamirauá, com a participação de pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o Laboratório de Aplicações Bioacústicas da Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), e a organização científica australiana CSIRO. O Providence é financiado pela fundação norte-americana Gordon and Betty Moore.

No penúltimo dia de visita, acompanhados pelo Diretor Geral do Instituto Mamirauá, Helder Lima de Queiroz, eles conheceram o Flutuante Mamirauá, uma das cinco bases de campo do Instituto. "É uma estrutura de campo na Amazônia muito boa", avaliou Isabela de Paula. Nesse mesmo dia, conheceram a comunidade Vila Alencar onde o Instituto Mamirauá implantou um sistema de abastecimento de água, uma tecnologia social com painéis fotovoltaicos instalados em balsas flutuantes sobre o rio, fazendo o bombeamento da água para um reservatório elevado e um ponto de fornecimento em cada domicílio.

Edição: Eunice Venturi

 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: