No início da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Tefé, palestra sobre saúde é promovida

Publicado em: 23 de outubro de 2013

O Instituto Mamirauá iniciou hoje, em Tefé (AM), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Com o tema "Ciência, Saúde e Esporte", estão sendo promovidas em todo o país atividades de divulgação, de difusão e de apropriação social de conhecimentos cientí­ficos e tecnológicos, sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre as atividades promovidas nesta manhã, estudantes assistiram, ao som de "Vagalume", música da banda Pollo, um clipe que abordou informações sobre a importância de conservação da água e de prevenção em saúde.

  "Quanto mais velho a gente vai ficando, vai diminuindo o percentual de água no nosso corpo. Por isso, é importante consumir diariamente entre 2 e 2,5 litros de água por dia. E a gente não precisa sentir sede para tomar água", disse a pesquisadora Dávila Correa, do Instituto Mamirauá, durante a palestra "Água e saúde". Essa informação chamou a atenção da estudante Lívia Maria Peres do 7º ano da Escola Estadual Corinto Borges Façanha: "Eu vou beber muita água e repassar isso para as pessoas, para os meus amigos. Eu acho que a saúde no mundo não está muito boa e nós precisamos mudar isso".

Além dessa palestra, mais de 300 estudantes visitaram a Biblioteca Henry Walter Bates e as exposições de acervo biológico e etnográfico. Também puderam conhecer as maquetes que retratam o manejo florestal comunitário em uma área de várzea e as iniciativas de turismo de base comunitária (a Pousada Uacari) na Reserva Mamirauá. Na mesma exposição, estudantes puderam degustar as geleias produzidas com cascas de frutas como maracujá e carambola.

Já a estudante do 5º ano da Escola Estadual Antídio Borges Façanha Sabrina Souza da Silva estava de olho nos peixes expostos pelo Programa de Manejo de Pesca. "A gente vai fazer um trabalho de ciências sobre o que estamos vendo, por isso, estou anotando o nome dos peixes e como a pesca é feita", disse Sabrina. Até a sexta-feira, estima-se que mais de mil pessoas visitem a instituição. A última atividade é o evento de lançamento do calendário comemorativo dos 15 anos do Instituto Mamirauá, que será comemorado em 2014. 

 
Texto: Eunice Venturi
 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: