Com mais de 250 pessoas, Instituto Mamirauá inicia Simpósio sobre Conservação em Tefé (AM)

Publicado em:  1 de julho de 2014

O Instituto Mamirauá iniciou hoje, em Tefé (AM), o 11º Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia. Mais de 250 pessoas acompanham o evento, que se estende até a quinta-feira, dia 3 de julho, com apresentações que envolvem resultados de pesquisas das mais diversas áreas do conhecimento. Serão 118 apresentações, entre 35 orais e 83 em forma de pôster. Na abertura do evento, o pesquisador Emiliano Ramalho relembrou que o simpósio foi criado em 2004 com o objetivo de estimular a colaboração e integração de pesquisas do Instituto Mamirauá e seus parceiros. 
 
Em seguida, Dr. Rui Murrieta, da Universidade de São Paulo, iniciou a palestra de abertura "Ecologia Humana e Tendências Atuais de Pesquisa". "Basicamente a gente vai falar de quatro conceitos (interdisciplinaridade, domesticação, paisagem e evolução). Esses conceitos hoje em dia são conceitos chaves não só do que nós queremos que sejam os estudos de ecologia humana, mas também do que nós queremos com as pesquisas na Amazônia", afirmou Rui. 
 
Segundo Murrieta, o primeiro debate que tem que ser feito sobre qualquer tipo de estudo ou pesquisa na Amazônia é em torno do conceito de interdisciplinaridade. "Nós abraçamos um conceito do qual nós não estávamos preparados, nós não tínhamos material humano suficientemente qualificado para colocar esse conceito em prática e explorar todo o potencial da interdisciplinaridade. Por isso, o diálogo com outras áreas é uma obrigação e precisa ser compreendida primeiramente por esse diálogo". 
 
Ao final da palestra, iniciou-se as apresentações dos resultados de pesquisas. Cinco trabalhos arqueológicos foram apresentados sendo que os locais de atuação foram a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã e o Lago Tefé. O evento se estende até o final do dia, acompanhe aqui a programação. 
 
Transmissão on-line
O 11º Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia do Instituto Mamirauá está sendo transmitido ao vivo, pela internet. A transmissão começou hoje e se estende até o final do evento, no dia 3. O link para assistir é www.mamiraua.org.br/web. Na página principal será solicitada a identificação do usuário. Entre com o nome e a instituição. Em seguida, o sistema abrirá a tela onde o vídeo estará sendo exibido. Por ser uma aplicação em Adobe Flash, caso a pessoa não tenha o módulo de exibição instalado, a própria aplicação fará o download e instalará o módulo que faltar automaticamente. Após a instalação será necessário acessar novamente o link para assistir o evento.
 
Por Eunice Venturi
 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: