Programação acontece online no canal do MCTI
Todos os anos, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) costuma mobilizar centenas de jovens e crianças na sede do Instituto Mamirauá para atividades de popularização da ciência voltadas a estimular a curiosidade e motivar os jovens a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Este ano, em razão da pandemia, as atividades estão restritas ao ambiente online.
A SNCT é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) que, neste ano, criou o Mês Nacional da Ciência e Tecnologia, no qual cada unidade vinculada terá um dia na grade da programação para abrir as suas portas e aproximar o trabalho da instituição da população em linguagem descomplicada e acessÃvel. O Instituto Mamirauá estará em foco neste dia 30, sexta-feira, as atividades serão transmitidas pelo canal do Youtube.com/MCTIC.
As atividades estão ligadas às principais áreas de atuação do instituto e irão abordar assuntos como a aplicação da tecnologia para o monitoramento de espécies, o uso sustentável da biodiversidade, inovação em tecnologias sociais e a atuação das mulheres em projetos de gestão de recursos para a conservação da biodiversidade, reprodução de saberes, segurança alimentar e melhoria da qualidade de vida das populações ribeirinhas da Amazônia.
Pela manhã, o público jovem também poderá assistir a um bate-papo descontraÃdo com jovens pesquisadores. Eles irão contar como é trabalhar na maior floresta tropical do mundo e compartilhar histórias locais e sufocos vividos na mata. Ás 16 horas, haverá uma entrevista ao vivo com o diretor geral do Instituto Mamirauá, João Valsecchi, sobre o tema Conservação e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia, uma ótima oportunidade para quem quer conhecer melhor a atuação do instituto na região.
Confira a programação:
30 de outubro de 2020
10h - Evolução: como ela contribui para a construção de políticas públicas de conservação e uso sustentável dos recursos naturais
11h - Bate-papo: Vida de pesquisador na Amazônia
12h - Como a tecnologia tem ajudado a monitorar espécies ameaçadas na Amazônia
15h - Inovação na Amazônia Central: manejo de recursos naturais e desenvolvimento regional
16h - Conservação e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia
17h - A participação de mulheres na gestão de recursos pesqueiros na Amazônia
19h - O uso sustentável da biodiversidade nas Áreas Protegidas da Amazônia: uma estratégia cientÃfica para a conservação e o desenvolvimento regional sustentável