Padrao Mobile Mamiraua 1680 X 69
Padrao Mamiraua Secao Inteira Verde
Padrao Mamiraua FFFFFF

Tecnologias Sociais

Sistemas Fotovoltaicos Domiciliares

Esta experiência ficou caracterizada por seu efeito demonstrativo de um modelo que pode ser utilizado em sistemas isolados de geração de energia. A instalação dos sistemas seguiu as diretrizes da Resolução Aneel nº 83 de 2004 – Sistema Individual de Geração com Fontes Intermitentes (SIGFIs). Em agosto de 2005 foram instalados 19 sistemas, e posteriormente, em maio de 2007, foram mais quatro sistemas, totalizando 23 sistemas instalados.

O sistema solar consiste na composição de dois módulos fotovoltaicos de 100 Wp, duas baterias para aplicações fotovoltaicas, um controlador de carga e descarga de 20A e 24V e um Inversor de 250W, duas baterias em serie de 150Ah cada. Esse sistema abastece quatro pontos de luz e uma tomada, para funcionar equipamentos que necessitam de pequenas cargas elétricas, como liquidificador e ventilador.

O objetivo do projeto é oferecer atendimento elétrico com sistemas fotovoltaicos aos domicílios de comunidades isoladas. Além disso, implantar um padrão de qualidade de atendimento, disponibilidade de 15 kWh/mês por domicilio, e um modelo de gestão, operação e manutenção. E, principalmente, dar subsídios aos programas de eletrificação de comunidades isoladas.

59a2366f2c0c4d548801ecef2c887ea7

Realização

Grupo de Pesquisa Populações Ribeirinhas, modos de vida e polí­ticas públicas na Amazônia, Programa Qualidade de Vida do Instituto Mamirauá, Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo e Instituto Winrock International.

Apoio

Comunidade São Francisco do Aiucá