Bio REC
Linha 6 – Proteção Ambiental
O trabalho de fiscalização e controle em Unidades de Conservação de Uso Sustentável é um grande desafio, aumentado ainda pela magnitude e grau de isolamento dessas áreas protegidas. Há 16 anos, o Instituto Mamirauá vem apoiando a atividade de proteção ambiental nas Reservas Mamirauá e Amanã, capacitando e acompanhando Agentes Ambientais Voluntários (AAVs) e realizando missões de fiscalização.
O projeto BioREC vai realizar dois cursos para formar novos agentes nas regiões que ainda não têm AAVs e outros dois cursos direcionados para a reciclagem dos agentes que já atuam, visando alcançar a meta de ao menos cem agentes credenciados em atividade.
Além da formação em conservação, manejo sustentável dos recursos naturais e educação ambiental, os AAVs serão capacitados também para o mapeamento de áreas desmatadas e degradadas, e no monitoramento das principais espécies utilizadas da flora e fauna.
As missões de fiscalização funcionam tanto como reforço ao trabalho de proteção ambiental dentro e no entorno das áreas das Reservas, como permitem a complementação da capacitação dos AAVs. Estes, ao interagirem com os fiscais dos órgãos ambientais, adquirem mais conhecimentos, relatam as dificuldades que enfrentam e até mesmo podem ter o apoio da equipe envolvida na missão para solucionar alguns dos problemas que estejam acontecendo na sua área.
Ações
- Realização de quatro cursos de formação de Agentes Ambientais Voluntários (AAVs). Além da temática ambiental, os AAVs serão capacitados também para o mapeamento de áreas desmatadas e degradadas, e no monitoramento das principais espécies utilizadas da flora e fauna;
- Realização de missões e inspeções de fiscalização nas Unidades de Conservação, apoiando instituições públicas no desenvolvimento dessas ações.
Parceiros


Departamento de Mudanças Climáticas e Unidades de Conservação (DEMUC)
Secretaria Municipal de Educação de Uarini
Secretaria Municipal de Educação de Maraã
Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Uarini