Evento marca novo capítulo na governança e na integridade institucional, com participação de colaboradores e representantes da Plataforma Ouvidor Digital
Na última segunda-feira, 30 de junho, o Instituto Mamirauá promoveu a apresentação oficial do novo Canal de Ouvidoria e Denúncias, em evento realizado na sede da instituição, em Tefé (AM). A ocasião reuniu colaboradores, parceiros e representantes de diferentes setores para conhecer os detalhes e funcionalidades da nova ferramenta, que visa fortalecer ainda mais o ambiente ético, transparente e íntegro da organização.
Com o apoio da Plataforma Ouvidor Digital, o canal foi desenvolvido com base nas melhores práticas de Governança, Riscos e Compliance (GRC), em conformidade com a Lei nº 12.846/2013 (Lei Anticorrupção) e o Decreto nº 8.420/2015. A ferramenta estará disponível de forma ininterrupta (24h/7 dias por semana) e permitirá o registro anônimo e seguro de queixas e denúncias, abrangendo tanto o público interno quanto externo da instituição, incluindo bolsistas, estagiários, comunidades, fornecedores e parceiros.
O evento contou com a presença de Paulo Acorroni Júnior, Diretor da Ouvidor Digital, que conduziu a apresentação do sistema, demonstrando como ele poderá ser acessado, operado e quais as garantias de anonimato e não retaliação oferecidas a todos que o utilizarem.
Segundo João Valsecchi do Amaral, diretor geral do Instituto Mamirauá, o lançamento do novo canal representa um salto significativo na forma como a instituição se relaciona com seus públicos:
“Com essa nova plataforma, damos um passo importante ao abrir um canal de comunicação seguro, anônimo e acessível a todas as pessoas — não apenas ao público interno, mas também às comunidades, parceiros, fornecedores e à sociedade em geral. É um avanço na gestão institucional e na promoção de um ambiente ético, respeitoso e comprometido com o bem viver coletivo.”
“Melhorar o nosso canal de ouvidoria é um importante passo para a história do Instituto Mamirauá. Esse é um espaço fundamental para fortalecer a relação de confiança e a cultura de conexão aberta e transparente como uma oportunidade de aliança com todas as pessoas que colaboram para a existência do instituto, a partir de diferentes lugares, seja de dentro da casa, de instituições ou com as comunidades”, avalia a Diretora de Manejo e Desenvolvimento do Instituto Mamirauá, Dávila Côrrea.
A implementação do canal é parte de um esforço maior do Instituto Mamirauá para promover uma cultura institucional baseada na responsabilidade coletiva, proteção à integridade e escuta ativa. A partir de agora, denúncias de condutas antiéticas, assédios, corrupção e outras irregularidades poderão ser feitas por meio dos seguintes canais:
• Telefone: 0800 591 2213 — Código 696
• Website: https://canal.ouvidordigital.com.br/institutomamiraua
Compromisso com ambientes seguros e respeitosos
Durante o evento, também foi reforçado o posicionamento público do Instituto frente a casos de violência sexual em ambientes acadêmicos e de pesquisa. O Instituto reafirma seu compromisso com a criação de ambientes seguros e com a responsabilização de agressores, além do acolhimento incondicional às vítimas.
A nova ferramenta representa, portanto, mais que um instrumento técnico: é um compromisso com a dignidade, o respeito e a transparência em todas as relações mantidas pelo Instituto Mamirauá.
Assessoria de Comunicação do Instituto Mamirauá
Contatos: +55 (97) 98119-8352 | ascom@mamiraua.org.br – Tefé (AM)