Sistemas de Monitoramento
Coleta contínua e sistemática de dados ambientais, sociais, econômicos e institucionais para acompanhar a proteção da biodiversidade das várzeas do médio Solimões.
Um sistema integrado para saber se a conservação está acontecendo
O Sistema de Monitoramento Integrado do Instituto Mamirauá é um processo contínuo e sistemático de coleta de dados. Abrange variáveis ambientais, sociais, econômicas e institucionais, visando identificar e avaliar, qualitativa e quantitativamente, as condições ambientais e sociais, bem como suas tendências ao longo do tempo.
Este Sistema de Monitoramento tem por objetivo permitir a todos os envolvidos na implementação das Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã determinar se sua função primária, a proteção da biodiversidade das várzeas do médio Solimões, está sendo realmente alcançada.
O sistema também possibilita avaliar em que medida as normas de manejo de uso sustentado e zoneamento estão sendo cumpridas pelos atores sociais envolvidos e se estas estão sendo eficazes na proteção dos recursos naturais locais. Pode também demonstrar a evolução da qualidade de vida das populações usuárias da Reserva, moradoras ou não. Finalmente, o monitoramento permite avaliar a evolução das atividades gerenciais e fins, sendo útil para os membros de Mamirauá e para as organizações coparticipes (como o MCTI - CNPq) e doadoras.
Um sistema formado por conjuntos de monitoramento organizados em quatro grupos
4
grupos: ambiente físico, biodiversidade, social e uso dos recursos naturais
2
Reservas de Desenvolvimento Sustentável: Mamirauá e Amanã
Monitoramentos do Ambiente Físico
Monitoramento da Biodiversidade
- Monitoramento da biodiversidade aquática
- Monitoramento da biodiversidade terrestre
Monitoramentos Sociais
- Monitoramento de saúde e nutrição
- Monitoramento demográfico
- Monitoramento socioeconômico
- Monitoramento do mercado local
Monitoramentos do Uso dos Recursos Naturais
- Monitoramento florestal
- Monitoramento do uso da fauna
- Monitoramento do pescado
- Monitoramento das ações de fiscalização, controle e invasões
Galeria de imagens
Publicações
Notícias e repercussões
5 notícias e repercussões