Instituto Mamirauá - Conservação na Amazônia - GP em Agricultura - https://mamiraua.org.br/pt-br/pesquisa-e-monitoramento/grupos-de-pesquisas/gp-em-agricultura/

Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá

Pesquisa e Monitoramento

Rafael Forte

GP em Agricultura

Grupo de Pesquisa em Agricultura Amazônica, Biodiversidade e Manejo Sustentável

O grupo de pesquisa tem como objetivo principal gerar conhecimentos sobre a agricultura amazônica, partindo de uma abordagem interdisciplinar embasada nas disciplinas de agroecologia, biologia, etnobiologia, antropologia e geografia rural. As pesquisas do grupo se concentram na agricultura camponesa da Amazônia com enfoque na região do médio Solimões. Através das várias linhas de pesquisa, os projetos do grupo visam a: I) Gerar conhecimento sobre as práticas e técnicas agrícolas e o saber tradicional associado a estas práticas; II) Examinar a história da produção das comunidades estudadas e os impactos de várias influências socioeconômicas na produção agrícola atual da região III) Acompanhar a dinâmica das atividades agropecuárias usando ferramentas de geoprocessamento; IV) Documentar os níveis de biodiversidade e agrobiodiversidade dos agroecossistemas; e V) Documentar e experimentar práticas agroecológicas que promovem a sustentabilidade dos agroecossistemas junto com os agricultores locais.

O grupo foi criado em 2009 com o nome de Grupo de Pesquisa em Agroecologia, mudando seu nome e foco em 2013 para incorporar os vários temas dos projetos atuais e futuros do grupo. As pesquisas visam a subsidiar as ações do Programa de Manejo de Agroecossistemas - Instituto Mamirauá (antigo Programa de Agricultura Familiar) e de forma geral a gestão das Unidades de Conservação (UC) de Uso Sustentável na região Amazônica. Devido à natureza interdisciplinar das pesquisas do grupo, vários projetos pertencem a mais de uma linha de pesquisa.

Linhas de pesquisas

  • Linha 4 - Manejo agroecológico de sistemas de produção e experimentação de práticas sustentáveis
  • Linha 3 - Biodiversidade dos agroecossistemas
  • Linha 2 - Geoprocessamento e monitoramento dos agroecossistemas
  • Linha 1: Aspectos socioculturais da agricultura camponesa Amazônica
Ver mais »

Últimas produções científicas

Ver mais »

Financiadores