Instituto Mamirauá - Conservação na Amazônia - CEUA IDSM - https://mamiraua.org.br/pt-br/pesquisa-e-monitoramento/ceuap/

Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá

Pesquisa e Monitoramento

Rafael Forte

CEUA IDSM

Comissão de Ética no Uso de Animais
Sônia Vill
A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) é um órgão colegiado do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, de caráter consultivo, deliberativo e educativo. A CEUA/IDSM destina-se a fazer a revisão ética de toda atividade científica ou educacional que envolva a utilização de animais.
 
Suas atribuições e competências são definidas conforme o disposto na Lei 11.794/08 (a chamada Lei Arouca) que regulamenta o uso de animais em pesquisa no Brasil, e em resoluções do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) que coordena os procedimentos de uso cientifico de animais. 
 
Antes de qualquer atividade envolvendo a utilização de um animal ou planta, o pesquisador ou professor deverá encaminhar o seu projeto a CEUA/IDSM, e só poderá iniciar a pesquisa ou atividade educacional após a aprovação da Comissão.
 
Entende-se por utilização: manipulação, captura, coleta, criação, experimentação (invasiva ou não-invasiva), realização de exames ou procedimentos cirúrgicos, e qualquer outro tipo de intervenção que possa causar estresse, dor, sofrimento e/ou morte.

Financiadores