Instituto Mamirauá - Conservação na Amazônia - Edital 01/2018 - https://mamiraua.org.br/pt-br/editais/edital-012018/

Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá

Editais

Everson Tavares

Editais

Edital 01/2018

  • Status: Pré-selecionados 19/04/2018

    O Comitê de Seleção, representado pelo seu presidente, Dr. Avílio Franco, informa a todos os interessados que foi encerrada a primeira fase do processo de busca pelo próximo Diretor Geral do IDSM. Dos seis candidatos inscritos, apenas um candidato foi pré-selecionado e encaminhado para as fases posteriores da seleção:

     

    - Dr. João Valsecchi do Amaral

     

    O candidato pré-selecionado será contatado diretamente para as providências necessárias à continuidade deste processo de seleção, que será realizada no próximo mês.

     

    Tefé, AM, 19 de abril de 2018.”

     

  • Status: Aberto 12/01/2018

    EDITAL Nº 01/2018 – SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO CARGO DE DIRETOR GERAL
    DO INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL MAMIRAUÁ – IDSM
     

    O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) é uma Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Foi criado em 1999, com a missão de "Promover pesquisa científica para a conservação da biodiversidade através de manejo participativo e sustentável dos recursos naturais na Amazônia". Desde seu início, o Instituto Mamirauá desenvolve suas atividades por meio de programas de pesquisa, manejo e assessoria técnica na Amazônia. Entre suas áreas geográficas de atuação estão duas Reservas de Desenvolvimento Sustentável: Mamirauá e Amanã, na região do Médio Solimões, Estado do Amazonas, mas nos últimos sete anos o IDSM tem expandido suas atividades para várias outras áreas da região amazônica.

    O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, está iniciando processo para seleção de candidatos ao cargo de Diretor Geral, a ser realizado por um Comitê de Seleção, composto por especialistas nas áreas de atuação do IDSM, nomeado recentemente pela Presidente de seu Conselho de Administração, Ima Célia Guimarães Vieira.

    O Comitê de Seleção para a escolha do Diretor Geral do IDSM tem como membros: Avílio Antônio Franco, representante do Conselho de Administração do IDSM;  Carlos Durigan, Diretor da Associação Conservação da Vida Silvestre – WCS Brasil; Mercedes Maria Cunha Bustamante, Professora do Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Ecologia, Universidade de Brasília e Peter Mann de Toledo, Pesquisador do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE.  O Comitê será presidido por Avílio Antônio Franco.

     

    Poderão se candidatar ao cargo profissionais que atendam aos seguintes requisitos básicos:

    - Ser Pesquisador ou Tecnologista brasileiro ou, no caso de estrangeiro, ser naturalizado;
    - Possuir Doutorado, com competência profissional reconhecida e comprovada na área de atuação do IDSM;
    - Ter visibilidade junto à comunidade científica e tecnológica, e capacidade de dialogar numa abordagem interdisciplinar;
    - Ter experiência administrativa e capacidade de promover a motivação e agregação entre os funcionários do IDSM, levando-se em consideração a diversidade de áreas de atuação do instituto;
    - Empenhar-se no desenvolvimento integrado científico e tecnológico do país, desenvolvendo uma visão de futuro para a instituição neste contexto, com aderência ao seu Plano Diretor;
    - Possuir capacidade de lidar diplomaticamente no trato de questões de natureza político-institucional, assim como na manutenção das relações interinstitucionais do IDSM;
    - Possuir capacidade de gestão, envolvendo atividades internas e externas de relacionamento com comunidades locais, órgãos de fomento, organismos de financiamento, organizações não governamentais e órgãos de Governo em todos os níveis;
    - Possuir boa capacidade de relacionamento interpessoal e de trabalho em equipe;
    - Ter conhecimento do modelo de Organização Social;
    - Ter experiência em desenvolvimento de atividades de gestão e/ou pesquisa e desenvolvimento na região amazônica;
    - Comprometer-se com a elevação contínua da qualidade das atividades em Ciência, Tecnologia, Conservação e Educação realizadas no IDSM.
     

    Os documentos para candidatura ao cargo devem ser enviados até o dia 30 de março de 2018, em via eletrônica, para o e-mail abaixo enunciado, abrangendo:

    -      Carta solicitando inscrição da candidatura descrevendo suas habilidades, e experiências de vida e profissionais que não constem em seu currículo;

    -      Curriculum vitae;

    -      Plano de Trabalho com no máximo 20 páginas, com aderência ao Plano Diretor do IDSM.

    Enviar para: Avílio Antônio Franco (E-mail: aviliofranco@gmail.com)

     

    DA SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

    1.      A seleção dos candidatos será feita através de:

    a.      Primeira Fase (Pré-seleção)

                i.      Avaliação dos currículos;

                ii.      Análise dos Planos de Trabalho e averiguação da sua aderência ao Plano Diretor do IDSM.

    b.      Segunda Fase

               i.      Exposição individual dos Planos de Trabalho dos pré-selecionados para os membros do Comitê de Seleção;

                ii.      Entrevista individual dos candidatos pelos membros do Comitê de Seleção.

    2.      O Comitê de Seleção terá a liberdade de estabelecer os detalhes metodológicos de condução de seus trabalhos;

    3.      A lista dos candidatos selecionados deverá ser organizada em ordem decrescente de indicação, e encaminhada ao Conselho de Administração do IDSM, para deliberação final.

     

    O Conselho de Administração deverá reunir-se extraordinariamente para proceder a escolha do Diretor dentre os candidatos encaminhados pelo Comitê de Seleção.

    Para saber mais sobre o IDSM acesse www.mamiraua.org.br  e assista ao vídeo institucional em www.mamiraua.org.br/conheca-instituto-mamiraua.

     

    Avílio Antônio Franco
    Presidente do Comitê de Seleção
    IDSM-OS

     

Financiadores