Tecnologias Sociais
Sistemas de Abastecimento de Água
Buscando soluções para o desafio do abastecimento domiciliar de água em comunidades rurais do Amazonas, nos últimos 15 anos, o Instituto Mamirauá desenvolveu, testou e aplicou um sistema eficaz de bombeamento e abastecimento de água, movido a energia solar fotovoltaica em 21 comunidades.
Sistema de Captação de Água de Rio com Energia Solar Fotovoltaica
Painéis fotovoltaicos são colocados sobre o rio em balsas flutuantes, bombeando a água para um reservatório elevado. A caixa d’água é conectada a um filtro de areia, para pré-tratamento da água e remoção de resÃduos. Após a filtração, parte da água é distribuÃda por gravidade para a comunidade com um ponto de fornecimento em cada domicÃlio. A água, que é destinada ao consumo, e de melhor qualidade se comparada à agua do rio, consumida anteriormente, passa por um filtro lento e é armazenada em outro reservatório de uso coletivo. A tecnologia apresentou impactos positivos na vida das famÃlias usuárias. Diminuiu o esforço fÃsico, principalmente das mulheres e crianças, no carregamento de água da beira do rio até o domicÃlio, que pode ter até 1 km de distância, a depender da comunidade. Criou um ambiente de privacidade para tomar banho em local adequado. Diminuiu o risco das crianças pequenas se afogarem na beira do rio. Essa Tecnologia Social está pronta para ser reaplicada em outras regiões.
Sistema de Água de Chuva Domiciliar
O sistema domiciliar de captação de chuva tem por objetivo fornecer aos moradores de comunidades ribeirinhas uma opção de acesso à água de qualidade para o consumo. Foram instalados, entre 2011 e 2014, sistemas seguros de captação de água de chuva em sete residências de uma comunidade rural.
O objetivo desta tecnologia foi experimentar e desenvolver um mecanismo seguro de captação de água de chuva, que tivesse baixo custo, fosse de fácil instalação e fosse adaptado à realidade local. Os princÃpios básicos deste modelo é o descarte automático dos primeiros milÃmetros de chuva; o tratamento domiciliar da água; e a possibilidade de administração da água ser realizada pela própria famÃlia. Alguns resultados positivos foram encontrados, como a diferença na concentração de E. coli da água, que foi em média 80% maior na água de descarte que na água do reservatório. O uso da água de chuva gerou mudanças nas famÃlias envolvidas na pesquisa, como aumento do conforto e bem-estar.
Sistema de Água Misto com Energia Solar
Este sistema, implementado em 2010, possui o mesmo princÃpio do Sistema de Abastecimento de Água. Mas nele foi adicionada uma cisterna de 25 mil litros para captação de água de chuva, por meio de uma bomba com módulo solar. A cisterna é um novo reservatório especialmente construÃdo para resistir às inundações anuais. Sua estrutura é de ferro e cimento, e ele foi construÃdo acima do solo, para que não fosse inundado durante a época de cheia. Esse reservatório recebe água de chuva, captada a partir do telhado de um centro comunitário. A captação é feita por uma calha, que direciona a água para um separador automático para que a primeira água da chuva seja descartada, e posteriormente conduz a água de melhor qualidade para a cisterna. Os moradores da comunidade buscam esta água por uma torneira coletiva instalada na cisterna e também recebem a água em casa, pela rede de distribuição do Sistema de Abastecimento de água. As vantagens do sistema de água misto são: a maior capacidade de armazenamento de água na comunidade e a disponibilização da água de chuva, que é tradicionalmente usada pelas famÃlias para demandas como beber e cozinhar.
Realização
Programa Qualidade de Vida e os Grupos de Pesquisa Populações Ribeirinhas, modos de vida e políticas públicas na Amazônia; e Inovação, Desenvolvimento e Adaptação de Tecnologias Sustentáveis do Instituto Mamirauá
Apoio
Instituto de Desenvolvimento de Energias Renováveis (Ider), Prefeitura Municipal de Uarini, Prefeitura Municipal de Maraã, Prefeitura Municipal de Uarini e Comunidades das Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã
Financiadores
Institucional
- O Instituto Mamirauá
- Equipe
- Parceiros
- Áreas de atuação
- Conheça Tefé
- Núcleo de Inovação
- Vagas
- Documentos e Downloads
- Seleção de Fornecedores
Pesquisa
- Grupos de Pesquisa
- Iniciação Científica
- Ética em Pesquisa
- Ética no Uso de Animais
- Propostas de Pesquisas
- Biblioteca Henry Walter Bates
- Acervos e Coleções
- SNCT
- SIMCON
Manejo e Desenvolvimento
- Gestão Comunitária
- Manejo de Agroecossistemas
- Manejo de Pesca
- Manejo Florestal Comunitário
- Qualidade de Vida
- Turismo de Base Comunitária
- Centro Vocacional Tecnológico