Tecnologias Sociais
Sanitários Seco e HÃdrico Adaptados às Áreas Alagáveis
O modelo de sanitário existente na várzea é o das fossas negras, que facilitam o contato das fezes com a água do rio e solo, devido às chuvas abundantes e inundações anuais. As construções feitas nestes locais devem ser adaptadas para resistir à inundação e estarem de acordo com os anseios dos moradores.
Com a intenção de aprimorar as adaptações, o Instituto Mamirauá instalou diversos sanitários ao longo de 20 anos nas Reservas Mamirauá e Amanã. Os sanitários hÃdricos e secos apresentados aqui foram desenvolvidos a partir dos aspectos positivos encontrados nas experiências anteriores e fazem parte de uma pesquisa que avalia seu uso e eficiência na redução do potencial de contaminação das fezes.
O sanitário hÃdrico ou convencional possui um assento comum (vaso sanitário), uma pia para higienização das mãos e um sistema de tratamento do esgoto, que consiste em duas fossas sépticas de plástico, um pós-tratamento com filtro plantado e um sumidouro no solo. O sanitário e seu sistema de tratamento do esgoto estão sobre uma estrutura concreto e foram instalados acima do nÃvel da água, para que não fossem alagados durante a cheia, evitando a contaminação da água.
Outro modelo é o sanitário seco, com separação de urina. Nesse sanitário não há o uso de água para transporte de dejetos. A urina e as fezes ficam armazenadas em depósitos diferentes durante alguns meses, para desidratação e higienização. Com a instalação de um tubo de ventilação e a adição de materiais secos às fezes (como pó de serra, cinza ou terra), o sanitário não tem mau cheiro e é agradável ao uso. Esse sanitário seco também foi construÃdo acima do solo, protegendo o solo e água. Após a higienização, os produtos podem ser aproveitados como fertilizante ou descartados no solo.
Realização
Grupo de Pesquisa Populações Ribeirinhas, modos de vida e políticas públicas na Amazônia e Programa Qualidade de Vida do Instituto Mamirauá
Apoio
Comunidades das Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã.
Financiadores
Institucional
- O Instituto Mamirauá
- Equipe
- Parceiros
- Áreas de atuação
- Conheça Tefé
- Núcleo de Inovação
- Vagas
- Documentos e Downloads
- Seleção de Fornecedores
Pesquisa
- Grupos de Pesquisa
- Iniciação Científica
- Ética em Pesquisa
- Ética no Uso de Animais
- Propostas de Pesquisas
- Biblioteca Henry Walter Bates
- Acervos e Coleções
- SNCT
- SIMCON
Manejo e Desenvolvimento
- Gestão Comunitária
- Manejo de Agroecossistemas
- Manejo de Pesca
- Manejo Florestal Comunitário
- Qualidade de Vida
- Turismo de Base Comunitária
- Centro Vocacional Tecnológico