Tecnologias Sociais

Fogão e Forno Ecológicos

Os fogões e fornos ecológicos são inovações tecnológicas, implementadas a partir de 2007, para beneficiar as unidades domésticas nas áreas de várzea e terra firme das Reservas Mamirauá e Amanã.

Fogão Ecológico


O fogão à lenha tradicional apresenta baixa eficiência, produzindo grande emissão de fumaça e fuligem no interior das casas, podendo causar danos à saúde principalmente de mulheres e crianças que ficam mais expostas a esse ambiente. A fumaça da lenha contém, em sua maioria, gases venenosos. Dentre as doenças do trato respiratório, temos as Infecções Respiratórias Agudas (IRA), como a mais comum.

© Rafael Forte

Nas Reservas Mamirauá e Amanã foram instalados fogões em 13 comunidades, com o objetivo propiciar às pessoas a opção de utilizar a lenha de forma mais eficiente, visando a saúde da famílias, a diminuição do esforço físico e a queima eficiente de lenha. O princípio utilizado na construção dos fogões ecológicos consiste no aperfeiçoamento dos fogões tradicionais. É introduzida uma chaminé para canalizar e liberar a fumaça para fora do ambiente doméstico; uma grelha para separar a lenha da cinza, aproveitando toda a energia que a lenha contém; e uma porta de chapa de ferro que serve para reter a energia calorífica da queima da lenha, objetivando a economia da lenha e eficiência do equipamento.

Esse modelo possui diversas vantagens como o aproveitamento melhor da energia calorífica, a utilização de menos lenha que o fogão tradicional, a ocupação de pouco espaço na cozinha, a diminuição do risco de queimaduras em crianças, além de conforto e comodidade para quem usa.

Forno Ecológico

Essa inovação tecnológica beneficia as unidades de produção de farinha de mandioca das famílias. Foram instalados fornos em oito comunidades.

© Sônia Villa

O principio utilizado para construção do forno ecológico é muito parecido com o fogão ecológico.

É necessário que o forno seja totalmente fechado e sem rachaduras, para diminuição da entrada de oxigênio e para que haja melhor aproveitamento da queima da lenha.

É instalada uma porta de ferro na entrada da lenha. É incluída uma grelha interna no forno para separar as cinzas da lenha, com isso, há um melhor aproveitamento na queima. É instalada uma chaminé que canaliza a saída da fumaça para fora do ambiente de trabalho. São mudanças que diminuem a quantidade de fumaça gerada na produção da farinha e 30% da quantidade de lenha utilizada pelas famílias.

  •  

    Como Construir Fogões e Fornos Ecológicos

    Essas tecnologias sociais possuem um manual de instalação, clique logo abaixo em "Download aqui" e confira!

    NASCIMENTO, Ana Claudeise S. do; MOURA, Edila F.; BRITO, Otacílio. Como Construir Fogões e Fornos Ecológicos. Tefé, AM: Sociedade Civil Mamirauá, 2008. Documento não paginado. (Cartilha)

    Download aqui

Realização

Programa Qualidade de Vida e Grupo de Pesquisa Populações Ribeirinhas, modos de vida e polí­ticas públicas na Amazônia do Instituto Mamirauá.

Apoio

Instituto de Desenvolvimento de Energias Renováveis (Ider) e Comunidades das Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã

Financiadores

Receba as novidade em seu e-mail: