Workshop sobre zoneamento para manejo de pesca é promovido em Tefé

Publicado em:  1 de junho de 2011

01/06/2011 - O Instituto Mamirauá, por meio do seu Programa de Manejo de Pesca, promoveu ontem, dia 31 de maio, um workshop sobre sistemas de zoneamento de pesca para cerca de 30 profissionais (pesquisadores e técnicos) que atuam no assessoramento das associações e colônias de pescadores no manejo participativo de pirarucu. O zoneamento de uma área, para fins de manejo de pesca, é fundamental para promover uma exploração sustentável do recurso.
Para isso, é importante que um sistema de manejo tenha áreas de proteção que possibilitem a reprodução dos peixes, assim como áreas de uso sustentável, onde os pescadores poderão explorar uma parcela dos estoques. Além disso, o zoneamento pode contribuir para amenizar conflitos entre usuários, assim como facilitar a aplicação das normas de uso ou mesmo oportunidades de exploração.
A oficina foi ministrada por Helder Queiroz, Diretor Geral do Instituto Mamirauá. Segundo Queiroz, um sistema de zoneamento, quando realizado no interior de uma unidade de conservação, adquire uma dimensão maior, pois também se dedica a garantir porções íntegras da área onde os processos ecológicos e evolucionários não sejam interrompidos ou perturbados.
Os participantes puderam observar ainda as premissas básicas de um sistema de zoneamento, cuja área deve ser "defensável" e defendido pelos usuários. A defesa de zonas de proteção contra qualquer tipo de uso, e de zonas de uso sustentável contra formas inadequadas de uso é uma condição prévia para o sucesso do zoneamento e da pesca manejada. Durante o encontro, também foram abordados aspectos da biologia do pirarucu, seu sistema reprodutivo e comportamental, além das características ambientais que devem ser consideradas para criação de um bom zoneamento.
Segundo Ellen Amaral, coordenadora do Programa de Manejo de Pesca, a promoção da oficina ocorreu em "boa hora" e atendeu a expectativa dos participantes: "Muitos de nós estão atuando em campo e somos frequentemente abordados para contribuir com o zoneamento de uma área de manejo de pesca. Neste sentido, conhecer um pouco mais sobre a biologia e os aspectos reprodutivos do pirarucu, por exemplo, foi fundamental e certamente contribuirá para orientar nossas ações futuras".
Por Eunice Venturi

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: