Tourism for Tomorrow Awards anuncia vencedores essa semana: Instituto Mamirauá é representante brasileiro no prêmio

Publicado em: 17 de abril de 2018

Cerimônia de premiação acontece durante a 18ª Cúpula Global do World Travel & Tourism Council (WTTC), entre os dias 18 e 19 de abril, em Buenos Aires

O Tourism for Tomorrow Awards é um dos maiores reconhecimentos no ramo do turismo mundial, cujos vencedores da edição de 2018 serão conhecidos essa semana na capital argentina. E tem brasileiro entre os finalistas: o Instituto Mamirauá concorre na categoria "Comunidade" pela Pousada Uacari, iniciativa de turismo de base comunitária. Localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, estado do Amazonas, a Pousada Uacari é um dos exemplos pioneiros no Brasil em turismo sustentável e conectados com as populações locais.

Pousada Uacari

Criada em 1998, a Pousada Uacari é administrada de maneira compartilhada entre o Instituto Mamirauá e as comunidades da Reserva Mamirauá. O objetivo do empreendimento é gerar renda para a população local e contribuir para a conservação dos recursos naturais. 

A estrutura da Pousada Uacari foi construída seguindo os princípios sustentáveis. São instalações flutuantes, situadas em um dos principais lagos de Mamirauá. A energia vem do sol. A chuva é coletada e mantida. Os efluentes são tratados antes de voltarem ao rio. As telhas são ecológicas, feitas de PET reciclado de garrafas plásticas.

A Pousada Uacari é assessorada pelo Programa de Turismo de Base Comunitária do Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Sobre o prêmio

O Tourism for Tomorrow Awards é realizado pelo World Travel & Tourism Council (WTTC), uma das principais organizações de turismo no planeta. A cerimônia em que serão anunciados os vencedores dessa edição do prêmio acontecerá em Buenos Aires, durante a 18ª Cúpula Global do WTTC, entre os dias 18 e 19 de abril. Na categoria "Comunidade", também estão entre os finalistas as empresas &Beyond (África do Sul) e Global Himalayan Expedition (Índia). O Instituto Mamirauá será representado na cerimônia pelo técnico do Programa de Turismo de Base Comunitária, Pedro Nassar.

Para mais informações sobre o Tourism for Tomorrow Awards, acesse https://www.wttc.org/

Texto: João Cunha

 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: