Tefé recebe as atividades de encerramento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas

Publicado em:  9 de dezembro de 2014

Começaram hoje, 09 de dezembro, as atividades de encerramento da 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento, organizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (SECTI-AM), é mais uma oportunidade para se dialogar sobre a produção de conhecimento científico e sua popularização. Neste ano, as atividades acontecem na sede do Instituto Mamirauá, em Tefé (AM).

João Valsecchi, diretor técnico científico do Instituto Mamirauá, ressaltou na abertura a importância do encerramento acontecer em Tefé. Para João, "as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovidas pelo Instituto Mamirauá em outubro, já se consolidaram como um importante espaço para a popularização de ciência aqui na cidade". 

Em seguida, Moisés Coelho, da SECTI-AM, apresentou o Novo Mapa da Ciência no Amazonas, destacando a evolução do Sistema Público Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação nos últimos 11 anos. Tratando de perspectivas futuras, Moisés também ressaltou a construção do Plano de Ação em  Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (PCTI-Amazonas). Em fase final de discussão, o PCTI-Amazonas deve ser implantado no próximo ano e prevê ações até 2033: "O plano é estruturado em seis dimensões diferentes de fortalecimento e apoio  à infraestrutura, à expansão da base de recursos humanos, ampliação dos polos regionais de inovação, popularização da ciência, apoio à  pesquisa e governança do plano ".

Maria Cecí­lia Gomes, coordenadora de pesquisas do Instituto Mamirauá, lembrou que "todas as instituições presentes atuam em municípios do interior do estado. A interação entre elas, promovida nesse evento, possibilita um debate bastante construtivo".

Durante a tarde, palestras tratarão de temas diversos, tais como saneamento rural como promotor de desenvolvimento e energias renováveis.  Amanhã, dia 10, as atividades reiniciarão a partir das 10h. No final do dia ocorrerá o lançamento da publicação  A mortalidade de jacarés e botos associada à pesca da piracatinga na região do Médio Solimões - Amazonas, Brasil, do Instituto Mamirauá. Confira a programação completa aqui.  

Texto: Vanessa Eyng

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: