Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia será transmitido ao vivo pela internet

Publicado em: 27 de junho de 2015

Pesquisadores e técnicos, especialistas em conservação da biodiversidade e manejo dos recursos naturais, estarão reunidos no 12º Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia (Simcon), realizado pelo Instituto Mamirauá. O evento acontece entre os dias 01 e 03 de julho e poderá ser acompanhado ao vivo pela internet, no endereço: www.mamiraua.org.br/web.

Nessa edição, serão 32 apresentações orais e 68 pôsteres expostos. Os trabalhos são resultados de pesquisas das ciências naturais e sociais da equipe o Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); o evento também contará com a participação de pesquisadores de diferentes instituições do Brasil. A expectativa de público é de cerca de 300 presentes. 

Desde o ano de 2013, o Instituto realiza a transmissão ao vivo do evento, proporcionando que pessoas de diferentes regiões do país possam acompanhar as discussões. "Essa é uma ferramenta muito importante, pois permite que pessoas de outros lugares possam participar, assistir, e interagir com as pesquisas", reforça o coordenador de Informática do Instituto, Francisco Júnior.

Para assistir às apresentações pelo site, após entrar na página, o interessado precisa fornecer um nome de usuário e será direcionado para uma sala de web conferência, onde poderá acompanhar o evento ao vivo. Também será possível interagir com o envio de perguntas pelo mesmo canal.

O participante também poderá enviar suas perguntas aos autores de três trabalhos pelas redes sociais. Por meio de uma ação pelo facebook do MCTI, os seguidores podem enviar perguntas aos autores dos trabalhos utilizando â€ª#‎ConservaçãoNaAmazônia.

As apresentações que fazem parte da ação pelo facebook são: as palestras sobre as onças d’água da Reserva Mamirauá e sobre o comportamento reprodutivo de primatas neotropicais, além dos trabalhos de educação ambiental do projeto "Participação e Sustentabilidade: o Uso Adequado da Biodiversidade e a Redução das Emissões de Carbono nas Florestas da Amazônia Central" – BioREC – desenvolvido pelo Instituto Mamirauá com financiamento do Fundo Amazônia.

O Simpósio tem por objetivo promover a divulgação científica e o debate sobre a conservação da biodiversidade, o manejo de recursos naturais, a gestão de áreas protegidas e os modos de vida das populações locais. É um evento que promove a interação acadêmica interdisciplinar, gerando diálogo entre pesquisadores de diferentes campos do conhecimento.

Veja a programação completa do evento.

Abaixo, a programação resumida:

01 de julho

09:00 - 10:00h

Palestra: Dr. Michel André  (Technical University of Catalonia, BarcelonaTech (UPC) & The Sense of Silence Foundation) - From a global ocean underwater noise monitoring initiative to the conservation of the Amazon fauna

14:00 - 15:00h

Palestra: Dr. Helder Queiroz (Instituto Mamirauá) - O papel evolucionário dos plugs copulatórios e sua ocorrência entre os primatas neotropicais

02 de julho

8:00 - 9:00h

Palestra:  Dr. Emiliano Ramalho (Instituto Mamirauá) - As onças d’água

14:00 - 15:00h

Palestra:  Carlos César Durigan (Wildlife Conservation Society) - Projeto SNAP - Western Amazon

03 de julho

8:00 - 10:00h

Sessão especial: Projeto Participação e Sustentabilidade: o uso adequado da biodiversidade e a redução das emissões de carbono nas florestas da Amazônia

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: