Semana Nacional de Ciência e Tecnologia leva mais de 2000 pessoas ao Instituto Mamirauá

Publicado em: 30 de outubro de 2017

Interatividade foi o diferencial da edição 2017 do evento

Na escola, a Matemática é conhecida por ser uma disciplina difícil e pouco convidativa. Com grande parte das pessoas, a fama segue pela vida adulta, criando uma barreira entre a sociedade brasileira e os conhecimentos matemáticos. Contrariando o lugar-comum, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), cujo tema esse ano foi "A Matemática está em tudo, foi um sucesso de público e crítica no Instituto Mamirauá. Nos três dias de evento, 2.262 pessoas visitaram a sede do instituto, localizada na cidade de Tefé, estado do Amazonas.

E as atividades e exposições interativas foram os destaques dessa edição, de acordo com a coordenadora de Pesquisa do Instituto Mamirauá, Maria Cecí­lia Gomes, uma das organizadoras do evento. "A programação foi muito mais interativa com o público do que as edições anteriores do evento. E o tema favoreceu muito essa interatividade, porque deu a possibilidade inventar muitas atividades atraentes e evidenciar a matemática em muitas das atividades do Instituto Mamirauá", afirmou. "Os participantes notaram isso e participaram ativamente dos desafios propostos por nós".

Boa parte do público que passou pela SNCT no Instituto Mamirauá foi formado por estudantes dos níveis fundamental e médio da rede municipal de Tefé, além de moradores das Reservas Mamirauá e Amanã, próximas à cidade. Os visitantes puderam vicenciar cenários de trilhas na floresta de várzea na Amazônia, retratados em 3D por meio de óculos de realidade virtual, e testar as habilidades matemáticas em testes práticos em um diálogo com outros campos como Zoologia, Arqueologia e Ecologia.

"É a segunda vez que eu participo e esse ano vi coisas muito diferentes, que não tinha visto na primeira. Adorei a sala da Ecologia Florestal, conhecer as conchas e saber mais sobre os fornos ecológicos", disse Lucas Cobos, estudante do 1º ano do ensino médio.

Sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia                                         

A SNCT acontece anualmente sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O objetivo é aproximar a Ciência e Tecnologia da população, especialmente crianças e jovens, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o país.

Em Tefé, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de outubro na sede do Instituto Mamirauá - Instituto Mamirauá – unidade de pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com entrada gratuita.

Texto: João Cunha

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: