Semana de Agroecologia em Manaus tem Instituto Mamirauá na programação

Publicado em: 13 de novembro de 2018

Evento acontece nesta quarta-feira (14), no IFAM- campus Zona Leste e dá destaque à produção orgânica e à agricultura familiar na região 

Promovido pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM), a VIII Semana de Agroecologia movimenta o campus Zona Leste, em Manaus, com uma programação que incentiva a produção de alimentos orgânicos. Nessa quarta-feira (14), acontece o "Encontro da Agricultura Familiar", com agenda de palestras, grupos de trabalho sobre o tema. O Instituto Mamirauá participa do debate compartilhando experiências de assessoria à criação de abelhas nativas sem ferrão para produção de mel e outros produtos. O evento começa a partir das 7h30 e tem entrada gratuita.

Jacson Rodrigues, técnico do Programa de Manejo de Agroecossistemas (PMA), representa o Instituto Mamirauá, levando um histórico de ações da instituição no incentivo à agroecologia na região conhecida como Médio Solimões, estado do Amazonas. Em especial, a meliponicultura, que é o manejo de abelhas sem ferrão. A prática visa à diversificação produtiva, a segurança alimentar e a conservação de abelhas nativas e seus serviços ecológicos.

O Instituto Mamirauá realiza capacitações com produtores locais, para que eles possam dominar todas as etapas do manejo, desde a construção de caixas padronizadas, o processo de captura da colmeia e transferência para a caixa até a multiplicação de colmeias e a extração de mel. Além das capacitações, o PMA realiza assessorias periódicas, intercâmbios e experimentações buscando refinar o manejo conforme a espécie de abelha manejada.

O Instituto Mamirauá é uma unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCITC). As atividades de incentivo à agroecologia são apoiadas pelo projeto "Mamirauá: Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade em Unidades de Conservação", com recursos do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 

Semana de Agroecologia

O debate "Levantamento das Problemáticas da Agricultura Orgânica e da Meliponicultura" acontece a partir das 9h20 dentro do "Encontro da Agricultura Familiar". O campus do IFAM Zona Leste está localizado na Rua Perimetral, 587, bairro São José Operário, em Manaus. Confira aqui a programação completa da Semana de Agroecologia.

Texto: João Cunha

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: